SUSTENTABILIDADE E DIREITOS HUMANOS: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR-SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v18n2.p284-309

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Direitos Humanos, Agenda 2030, Ensino Médio

Resumo

Contextualização: este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no município de Caçador, do Estado de Santa Catarina, Brasil sobre a percepção dos estudantes do Ensino Médio acerca dos temas da sustentabilidade e dos direitos humanos.

Objetivo: a pesquisa aqui apresentada foi financiada pela Fapesc (Fundação de Amparo à pesquisa e inovação do Estado de Santa Catarina) e teve como escopo fundamental a investigação acerca da compreensão geral dos estudantes deste nível de ensino sobre a existência da Agenda 2030 e seus 17 ODS.

Metodologia: o artigo está dividido nos seguintes elementos: a) um levantamento rápido acerca do histórico da sustentabilidade principalmente desde o século 20; b) os desafios do ODS 4 (educação de qualidade) no Brasil; c) A metodologia adotada na pesquisa; d) os dilemas da educação no município de Caçador, principalmente no Ensino Médio, e) alguns gráficos resultantes da pesquisa desenvolvida e f) considerações finais. É precípuo apresentar que a pesquisa aqui apresentada teve caráter metodológico bibliográfico, com análise quanti-qualitativa de dados.

Resultados: o desenvolvimento deste trabalho é de caráter analítico, mas sem querer apontar respostas definitivas acerca do problema principal, pois o verdadeiro escopo das discussões aqui apontadas nos levam a perceber que a educação em nosso país é um problema nacional e que a realidade vivida pelos estudantes do Ensino Médio de nosso município, nada mais é que um eco de um problema mais global. Compreende-se ainda que a educação é um dos elementos fulcrais para a transformação social com vistas ao atendimento das demandas e exigências que Agenda 2030 nos coloca e que o não-cumprimento dessas cobranças poderá comprometer nosso presente e nosso futuro enquanto humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Levi Hulse, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI - SC. Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2010) e graduado em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2006). Advogado com a OAB/SC 31.986. Coordenador do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Desenvolvimento  e  Sociedade  e  Profissional ( Mestrado e Doutorado) e Professor no Programa em   Educação Básica    da    Universidade    Alto   Vale    do    Rio   do    Peixe – UNIARP. Editor da Revista Ponto de Vista Jurídico – UNIARP. E-mail: levi@uniarp.edu.br.

Agradecimento à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC pelo financiamento da presente pesquisa que faz parte do projeto intitulado “Direitos Humanos no ensino básico no município de Caçador: a importância do ensino de Direitos Humanos para a Sociedade”, projeto aprovado na EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC No 15/2021 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS – ACAFE aprovado pela FAPESC. Agradecimento também à FUNIARP e UNIARP.

 

Joel Cezar Bonin, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutor em Filosofia pela PUC-PR. Professor do Programa de Pós-graduação - Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade pela UNIARP. E-mail: joel@uniarp.edu,br

Claudio Antonio Klaus Junior, Uniarp

Graduado em Relações Internacionais pela UNINTER, Bacharel em Direito pela UNIARP e Mestre pelo Programa de Pós-graduação - Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade pela UNIARP. Bolsista Capes

Referências

BAUMAN, Z. Globalização: As consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.

CANSI, F. Água, Economia Circular E Sustentabilidade: Elementos Teóricos Para Um Ordenamento Jurídico Transnacional. Tese (Curso de Doutorado em Ciência Jurídica) - Universidad De Alicante e Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Itajaí. 2021.

CORDEIRO, S. L.; HULSE, L.; MARTINS, A. A. M.; LEHMKUHL, M. de S. O PERCURSO HISTÓRICO DA SUSTENTABILIDADE, SUAS DIMENSÕES E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Professare, [S. l.], v. 10, n. 1, p. e2922-e2922, 2021. DOI: 10.33362/professare.v10i1.2922. Disponível em: https://periodicos.uniarp.edu.br/index.php/professare/article/view/2922. Acesso em: 30 jun. 2023. DOI: https://doi.org/10.33362/professare.v10i1.2922

HACHEM, D. W. A maximização dos direitos fundamentais econômicos e sociais pela via administrativa e a promoção do desenvolvimento. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, v. 13, n. 13, p. 340-399, 2013. Disponível em: https://revistaeletronicardfd.unibrasil.com.br/index.php/rdfd/article/download/417/324/. Acesso em: 1 jul. 2023.

HUSEK, C. R. Curso de Direito Internacional Público, 14 ed. São Paulo: LTR, 2017.

MINAYO, M. C. S. Ciência, Técnica e Arte: o Desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

MIRANDA, D. A. D.; NEDER, A. A. Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável na Busca de uma Justiça Fraterna Social: Reflexões em Direção à Rio +20. Direito Público, [S. l.], v. 9, n. 46, 2013. Disponível em: https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/direitopublico/article/view/2095. Acesso em: 1 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.11117/22361766.46.9.2095

MUHL, E. H.; MAINARDI, E. Educação, justiça social e direitos humanos: desafios da educação escolar. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 738-757, 2019. DOI: 10.5335/rep.v26i3.9442. Disponível em: https://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/9442. Acesso em: 4 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v26i3.9442

OLIVEIRA, Juliana Ferreira de. ODS 4 e Agenda 2030: avanços e entraves na promoção da educação de qualidade na América Latina e Brasil. 2020. Monografia (Bacharelado em Relações Internacionais) - Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/28281/1/2020_JulianaFerreiraDeOliveira_tcc.pdf. Acesso em: 4 jul. 2023.

ONU. O Direito Humano à Água e Saneamento. Programa da Década da Água da ONU-Água sobre Advocacia e Comunicação (UNW-DPAC). [S.I]:[2020]. Disponível em: https://www.un.org/waterforlifedecade/pdf/human_right_to_water_and_sanitation_media_brief_por.pdf. Acesso em: 1 jul. 2023.

PIMENTEL, G. S. R. O BRASIL E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO E DOS EDUCADORES NA AGENDA 2030 DA ONU. Revista Nova Paideia - Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 22 - 33, 2019. DOI: 10.36732/riep.v1i3.36. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/35. Acesso em: 4 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.36732/riep.v1i3.36

SIQUEIRA FERNANDES, Y.; FERRÃO CANDAU, V. M. . DIREITOS HUMANOS, DIFERENÇAS E EDUCAÇÃO: desafios para o cotidiano escolar. Momento - Diálogos em Educação, [S. l.], v. 31, n. 01, p. 40–56, 2022. DOI: 10.14295/momento.v31i01.13436. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/13436. Acesso em: 4 jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v31i01.13436

WENTROBA, J.; VOGT, P.; BOTELHO, L. de L. R. OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E O CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. Revista de Estudos Interdisciplinares, v. 5, n. 2, p. 110-124, 2023. Disponível em: https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/412. Acesso em: 04 jul. 2023

Publicado

29-08-2023

Como Citar

HULSE, L.; BONIN, J. C.; KLAUS JUNIOR, C. A. SUSTENTABILIDADE E DIREITOS HUMANOS: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR-SC. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 284–309, 2023. DOI: 10.14210/rdp.v18n2.p284-309. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/19752. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos