SUSTENTABILIDADE E DIREITOS HUMANOS: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR-SC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v18n2.p284-309

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Direitos Humanos, Agenda 2030, Ensino Médio

Resumo

Contextualização: este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida no município de Caçador, do Estado de Santa Catarina, Brasil sobre a percepção dos estudantes do Ensino Médio acerca dos temas da sustentabilidade e dos direitos humanos.

Objetivo: a pesquisa aqui apresentada foi financiada pela Fapesc (Fundação de Amparo à pesquisa e inovação do Estado de Santa Catarina) e teve como escopo fundamental a investigação acerca da compreensão geral dos estudantes deste nível de ensino sobre a existência da Agenda 2030 e seus 17 ODS.

Metodologia: o artigo está dividido nos seguintes elementos: a) um levantamento rápido acerca do histórico da sustentabilidade principalmente desde o século 20; b) os desafios do ODS 4 (educação de qualidade) no Brasil; c) A metodologia adotada na pesquisa; d) os dilemas da educação no município de Caçador, principalmente no Ensino Médio, e) alguns gráficos resultantes da pesquisa desenvolvida e f) considerações finais. É precípuo apresentar que a pesquisa aqui apresentada teve caráter metodológico bibliográfico, com análise quanti-qualitativa de dados.

Resultados: o desenvolvimento deste trabalho é de caráter analítico, mas sem querer apontar respostas definitivas acerca do problema principal, pois o verdadeiro escopo das discussões aqui apontadas nos levam a perceber que a educação em nosso país é um problema nacional e que a realidade vivida pelos estudantes do Ensino Médio de nosso município, nada mais é que um eco de um problema mais global. Compreende-se ainda que a educação é um dos elementos fulcrais para a transformação social com vistas ao atendimento das demandas e exigências que Agenda 2030 nos coloca e que o não-cumprimento dessas cobranças poderá comprometer nosso presente e nosso futuro enquanto humanidade.

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Biografia do Autor

Levi Hulse, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Doutor e Mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí- UNIVALI - SC. Bacharel em Direito pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2010) e graduado em História pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2006). Advogado com a OAB/SC 31.986. Coordenador do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Desenvolvimento  e  Sociedade  e  Profissional ( Mestrado e Doutorado) e Professor no Programa em   Educação Básica    da    Universidade    Alto   Vale    do    Rio   do    Peixe – UNIARP. Editor da Revista Ponto de Vista Jurídico – UNIARP. E-mail: levi@uniarp.edu.br.

Agradecimento à Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - FAPESC pelo financiamento da presente pesquisa que faz parte do projeto intitulado “Direitos Humanos no ensino básico no município de Caçador: a importância do ensino de Direitos Humanos para a Sociedade”, projeto aprovado na EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA FAPESC No 15/2021 - PROGRAMA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE APOIO AOS GRUPOS DE PESQUISA DA ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DAS FUNDAÇÕES EDUCACIONAIS – ACAFE aprovado pela FAPESC. Agradecimento também à FUNIARP e UNIARP.

 

Joel Cezar Bonin, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutor em Filosofia pela PUC-PR. Professor do Programa de Pós-graduação - Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade pela UNIARP. E-mail: joel@uniarp.edu,br

Claudio Antonio Klaus Junior, Uniarp

Graduado em Relações Internacionais pela UNINTER, Bacharel em Direito pela UNIARP e Mestre pelo Programa de Pós-graduação - Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em Desenvolvimento e Sociedade pela UNIARP. Bolsista Capes

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Publicado

29-08-2023

Como Citar

HULSE, L.; BONIN, J. C.; KLAUS JUNIOR, C. A. SUSTENTABILIDADE E DIREITOS HUMANOS: PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DE CAÇADOR-SC. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 284–309, 2023. DOI: 10.14210/rdp.v18n2.p284-309. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/19752. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos