• Resumo

    O ESTADO CONFLITUOSO DA LEI DOS CONTRATOS NORTE-AMERICANOS DE CANNABIS

    Data de publicação: 26/04/2023

    Contextualização: A lei norte-americana acerca da venda e consumo de Cannabis é bastante conflitante. A lei federal proíbe totalmente sua venda sob a Lei de Substâncias Controladas de 1970. Apesar desse tratamento criminalizado, muitos estados “legalizaram” a maconha e até licenciaram empresas para vendê-la. Uma grande indústria cresceu rapidamente para vender esse tipo de produto. No entanto, essas empresas estão violando abertamente a lei federal. Essa violação desencadeia inúmeros problemas legais para esses negócios, inclusive nas áreas de impostos, seguros e funções legais básicas.

    Objetivo: Este artigo pretende explorar o efeito desse conflito de leis (entre a lei federal e a lei estadual) e as implicações complexas de manter e executar contratos norte-americanos de Cannabis que violam a lei federal.

    Metodologia: A presente pesquisa vale-se do método indutivo, empregando a análise de decisões judiciais e a revisão bibliográfica.

    Resultados: Este artigo argumenta que quando a política pública por trás da legalização da maconha é sopesada contra a proibição federal, um tribunal deve considerar que a exigibilidade desses contratos deve ser apoiada pela política mais forte. Portanto, os contratos que envolvem negócios/empresas relacionadas à maconha devem ser aplicados mesmo que violem a Lei Federal de Abuso de Substâncias Controladas.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal