AS TÉCNICAS DE NEUROMARKETING NOS CONTRATOS ELETRÔNICOS E O VÍCIO DO CONSENTIMENTO NA ERA DIGITAL

Autores

  • Charles Emmanuel Parchen Professor do curso de Direito do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), Curitiba-PR
  • Cinthia Obladen de Almendra Freitas Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Econômico e Socioambiental (Mestrado e Doutorado) PUCPR- Curitiba-PR
  • Jussara Maria Leal de Meireles Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Econômico e Socioambiental (Mestrado e Doutorado) PUCPR- Curitiba-PR

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v23n2.p521-548

Palavras-chave:

novas tecnologias, neuromarketing, vício do consentimento, contrato, consumidor.

Resumo

A sociedade contemporânea vive alterações sociais e comportamentais à medida que novas tecnologias são desenvolvidas e incorporadas ao dia a dia. Vive-se a quebra de paradigmas. Conceitos como velocidade, mobilidade e distância estão em modificação e o consumidor necessita usar produtos e serviços que em suas cláusulas contratuais preveem a Mineração de Dados como mecanismo de coleta, filtragem e catalogação dos gostos e das preferências. Os dados pessoais fomentam um mercado lucrativo, que lança mão de técnicas de neuromarketing para existir e se retroalimentar. Propõe-se a mudança de paradigma do atual mercado de compartilhamento de dados, por meio da atuação do Poder Judiciário, que, por exemplo, pode ser instado a revisar ou a modificar as cláusulas contratuais consideradas desproporcionais ao consumidor. Por meio do método dedutivo, o artigo analisa os vícios do consentimento em contratos eletrônicos sob a ótica do neuromarketing como técnica que fomenta o consumo irrefletido e compulsivo.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

PARCHEN, C. E.; FREITAS, C. O. de A.; DE MEIRELES, J. M. L. AS TÉCNICAS DE NEUROMARKETING NOS CONTRATOS ELETRÔNICOS E O VÍCIO DO CONSENTIMENTO NA ERA DIGITAL. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 23, n. 2, p. 521–548, 2018. DOI: 10.14210/nej.v23n2.p521-548. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/13408. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos