JUDICIÁRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM EXEMPLO POSITIVO

Autores

  • Danielle Anne Pamplona Professora Titular da Pós-Graduação e Graduação em Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. PR
  • Eduardo Melo de Mesquita Professor do Programa de Pós-graduação - Universidade Federal do Amazonas, UFAM

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v20n3.p885-906

Palavras-chave:

Políticas públicas. Poder Judiciário. Democracia deliberativa. Constitucionalismo contemporâneo. Proporcionali-dade.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo escandir o debate acerca da inserção do Poder Judiciário no âmbito das decisões políticas, a partir de uma situação concreta. A análise gira em torno do constitucionalismo contemporâneo e do modelo de democra-cia deliberativa, partindo-se de posições doutrinárias que defen-dem a intervenção judicial sempre que a decisão política afete direito individual. Enfrenta-se a questão portuária no Brasil como política pública, para apreciar a interferência do Poder Judiciário nessas políticas, com enfoques na doutrina alemã acerca do tema. A decisão que motivou a reflexão demonstra a nocividade da de-cisão política que frustra a participação popular em debate sobre política pública, pondo em cheque a norma constitucional que regula a participação dos interessados. Isso foi o que despertou o interesse de usar o caso para demonstrar a essencial inserção do Judiciário para restaurar a efetividade da norma constitucional.

Downloads

Publicado

2015-12-09

Como Citar

PAMPLONA, D. A.; MELO DE MESQUITA, E. JUDICIÁRIO E POLÍTICAS PÚBLICAS: UM EXEMPLO POSITIVO. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 20, n. 3, p. 885–906, 2015. DOI: 10.14210/nej.v20n3.p885-906. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/8358. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos