A LEI DO GOVERNO DIGITAL NO BRASIL: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES À TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E À CONCRETIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DO CONTROLE SOCIAL

Authors

  • André Afonso Tavares Doutorando em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito, Mestrado e Doutorado, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul-RS, Brasil). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9549-8096
  • Caroline Müller Bitencourt Doutora e Mestra em Direito pela UNISC Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul-RS, Brasil). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5911-8001.
  • José Sérgio da Silva Cristóvam Professor Adjunto de Direito Administrativo (Graduação, Mestrado e Doutorado) da UFSC (Florianópolis-SC, Brasil). Doutor em Direito Administrativo pela UFSC (2014), com estágio de Doutoramento Sanduíche junto à Universidade de Lisboa – Portugal (2012). Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8232-9122

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v26n3.p788-814

Keywords:

Controle social, Dados abertos, Governo Digital, Lei n. 14.129/2021, Transparência Pública.

Abstract

Contextualização do tema: as transformações experimentadas pela sociedade por meio do incremento da tecnologia, em especial, a partir da invenção da rede mundial de computadores, a Internet, são sentidas e vivenciadashá algum tempo por todos.

Objetivos: Busca-se com a presente pesquisa investigar quais são as contribuições legais trazidas pela Lei Geral de Dados - Lei n. 14.129/21 para a concretização do exercício do controle social, por meio do aumento do acesso à informação e da transparência pública no Brasil.

Metodologia: Utiliza como técnica de investigação a análise bibliográfica teórico-conceitual, que implica considerações da doutrina e da legislação pertinente. Como método científico propugna pela realização de uma revisão no entorno da seguinte hipótese: que 14.129/21 avança no caminho da transparência e controle social, na medida que se preocupa com a comunicação. 

Resultados: como conclusão, verificou-se que, ao passo que trouxe maiores regulamentações à transparência pública ativa e à abertura das bases de dados governamentais, no âmbito digital, trouxe avanços normativos importantes para a implementação do governo digital como plataforma para o controle social, além de relevantes instrumentos à inovação, tais como os laboratórios de inovação e redes de conhecimento, preocupando-se com a comunicação como pressuposto para a transparência.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BENAY, Alex. Government digital: the quest to regain public trust. Toronto: Dundurn, 2018.

BITENCOURT, Caroline Müller. Acesso à informação para o exercício do controle social: desafios à construção da cultura da transparência no Brasil e diretrizes operacionais e legais para os portais no âmbito municipal. Relatório de Pesquisa Pós-Doutoral. PUC-PR. Curitiba, 2019.

BITENCOURT, Caroline Müller; RECK, Janriê Rodrigues. Interações entre direito fundamental à informação e democracia para o controle social: uma leitura crítica da LAI a partir da experiência dos portais de transparência dos municípios do Rio Grande do Sul. Revista Direitos Fundamentais &Democracia (UniBrasil), Curitiba, v. 23, p. 126-153, 2018. DOI: https://doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v23i31240

BRASIL. Decreto n. 10.322, de 28 de abril de 2020. Estratégia de Governo Digital do Poder Executivo Federal para o período de 2020 a 2022. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/decreto-n-10.332-de-28-de-abril-de-2020-254430358> Acesso em: 03 abr. 2021a.

BRASIL. Decreto n. 8.777, de 11 de maio de 2016. Institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/decreto/d8777.htm> Acesso em: 10 abr. 2021b.

BRASIL. Decreto n. 7.724, de 16 maio de 2012. Regulamento da Lei de Acesso à Informação. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7724.htm> Acesso em: 15 abr. 2021c.

BRASIL. Decreto n. 10.540, de 05 de novembro de 2020. Dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10540.htm> Acesso em: 10 abr. 2021d.

BRASIL. Lei Complementar n. 101, de 04 maio de 2000. Lei de Responsabilidade Fiscal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lcp/lcp101.htm> Acesso em: 05 abr. 2021e.

BRASIL. Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011. Lei de Acesso à Informação. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm> Acesso em: 05 abr. 2021f.

BRASIL. Lei n. 14.129, de 29 de março de 2021. Lei do Governo Digital. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.129-de-29-de-marco-de-2021-311282132> Acesso em: 03 abr. 2021g.

BRASIL. Rede Nacional de Governo Digital - Rede Gov.Br. Disponível em: <https://www.gov.br/governodigital/pt-br/transformacao-digital/rede-nacional-de-governo-digital> Acesso em: 09 ago. 2021h.

BRASIL. Portaria n. 23, de 04 de abril de 2019. Dispõe sobre diretrizes, competências e condições para adesão à Rede Nacional de Governo Digital. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70491912/do1-2019-04-08-portaria-n-23-de-4-de-abril-de-2019-70491574#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20diretrizes%2C%20compet%C3%AAncias%20e,vista%20o%20disposto%20no%20art.> Acesso em: 09 ago. 2021i.

BREGA, José Fernando Ferreira. Governo eletrônico e direito administrativo. Tese (Doutorado em Direito). USP. São Paulo, 2012.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: volume I. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

CRISTÓVAM, José Sérgio da Silva; SAIKALI, Lucas Bossoni; SOUSA, Thanderson Pereira de. Governo digital na implementação de serviços públicos para a concretização de direitos sociais no Brasil. Sequência, Florianópolis, n. 84, p. 209-242, abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2177-7055.2020v43n84p209

CRISTÓVAM, José Sérgio da Silva; HAHN, Tatiana Meinhart. Administração Pública orientada por dados: Governo aberto e infraestrutura nacional de dados abertos. Revista de Direito Administrativo e Gestão Pública, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 1-24, jan./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.26668/IndexLawJournals/2526-0073/2020.v6i1.6388

CÔMITE GESTOR DA INTERNET NO BRASIL - CGI. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação dos domicílios brasileiros: TIC domicílios 2018 [livro eletrônico]. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, 2019.

CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO - CGU. Escala Brasil Transparente - Checklist EBT. Disponível em: <https://www.gov.br/cgu/pt-br/assuntos/transparencia-publica/escala-brasil-transparente/metodologia> Acesso em: 08 ago. 2021.

DESAFIO DE DADOS. Datathon. Disponível em: <https://desafiodedados.com.br/#datathon> Acesso em: 09 ago. 2021.

FILGUEIRAS, Fernando. A política pública de transparência no Brasil. In MENDONÇA, Ricardo Fabrino; PEREIRA, Marcus Abílio; FILGUEIRAS, Fernando. Democracia digital: publicidade, instituições e confronto político. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2016.

HEINEN, Juliano. Comentários à Lei de Acesso à Informação: Lei nº 12.527/2011. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

HOMERCHER, Evandro. O princípio da transparência e a compreensão da informação. Revista Jurídica da Presidência, Brasília, v. 13, n. 100, p. 375-391, jul/set. 2011. DOI: https://doi.org/10.20499/2236-3645.RJP2011v13e100-150

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2017-2018. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, 2020.

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA - IPEA. Agenda 2030. Disponível em: <http://www.agenda2030.com.br/> Acesso em: 02 jul. 2021.

LEITE, Leonardo de Oliveira; REZENDE, Denis Alcides. E-gov.estratégico: governo eletrônico para gestão do desempenho da administração pública 1. ed. Curitiba: Appris, 2015. DOI: https://doi.org/10.18366/lol.2016.0001

LIMBERGER, Têmis. Transparência administrativa e novas tecnologias: o dever de publicidade, o direito a ser informado e o princípio democrático. Revista de Direito Administrativo, v. 244, p. 248-263, 6 jan. 2007. DOI: https://doi.org/10.12660/rda.v244.2007.42471

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL - MPF. Itens avaliados no Ranking Nacional da Transparência. Disponível em: <http://combateacorrupcao.mpf.mp.br/ranking/mapa-da-transparencia/ranking/itens-avaliados> Acesso em: 08 ago. 2021.

O’REILLY, Tim. Government as a platform. In: LATHROP, Daniel; RUMA, Laurel. Open Government: Collaboration, Transparency, and Participation in Practice. Sebastopol: O'Reilly Media, 2010.

OECD. Organisation for Economic Co-operation and Development. Digital Government Index: 2019 results. Disponível em: <https://www.oecd-ilibrary.org/docserver/4de9f5bb-en.pdf?expires=1625339310&id=id&accname=guest&checksum=F495982F5EDDE73E84080662F4D5293E> Acesso em 12 maio 2021.

ROVER, Aires José (Org.). Governo eletrônico e inclusão digital. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.

SALGADO, Eneida Desiree. Lei de Acesso à Informação: Lei 12.527/2011. 2. ed. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2020.

SANO, Hironobu. Laboratórios de inovação no setor público: mapeamento e diagnóstico de experiências nacionais. Brasília: Enap, 2020. Disponível em: <https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/5112/1/69_Laboratorios_inovacao_governo_completo_final_23062020.pdf> Acesso em: 23 jul. 2021.

SANTOS, Paloma Maria; BERNARDES, Marciele Berger; ROVER, Aires José. Teoria e prática de governo aberto: lei de acesso à informação nos executivos municipais da região sul. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2012.

SCHIEFLER, Eduardo André Carvalho; CRISTÓVAM, José Sérgio da Silva; SOUSA, Thanderson Pereira de. Administração Pública digital e a problemática da desigualdade no acesso à tecnologia. International Journal of Digital Law, Belo Horizonte, ano 1, n. 2, p. 97-116, mai./ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.47975/IJDL/1schiefler

TAVARES, André Afonso. Governo digital e aberto como plataforma para o exercício do controle social de políticas públicas. Dissertação (Mestrado em Direito). UNESC. Criciúma, 2021. DOI: https://doi.org/10.55532/1806-8944.2022.168

TAVARES, André Afonso; VIEIRA, Reginaldo de Souza. A exclusão digital e a cidadania participativa na sociedade em rede. Revista Meritum, Belo Horizonte, vol. 15, n. 4, p. 283-299, 2020. DOI: https://doi.org/10.46560/meritum.v15i4.8065

TRANSPARENCY INTERNACIONAL. Corruption perceptions index 2020. Disponível em: <https://images.transparencycdn.org/images/CPI2020_Report_EN_0802-WEB-1.pdf> Acesso em 20 maio 2021.

UN DESA. Department of Economic and Social Affairs of the United Nations. E-Government Survey 2020: Digital Government in the decade of action for sustainable development. Disponível em: <https://publicadministration.un.org/egovkb/Portals/egovkb/Documents/un/2020-Survey/2020%20UN%20E-Government%20Survey%20(Full%20Report).pdf> Acesso em: 10 maio 2021.

VALIM, Rafael. O direito fundamental de acesso à informação pública. In: VALIM, Rafael; MALHEIROS, Antonio Carlos; BACARIÇA, Josephina (Coord.). Acesso à informação pública. Belo Horizonte: Fórum, 2015, p. 35-45.

Published

2021-12-30

How to Cite

TAVARES, A. A.; MÜLLER BITENCOURT, C.; DA SILVA CRISTÓVAM, J. S. A LEI DO GOVERNO DIGITAL NO BRASIL: ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES À TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E À CONCRETIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DO CONTROLE SOCIAL. Journal of Law Studies, Itajaí­ (SC), v. 26, n. 3, p. 788–813, 2021. DOI: 10.14210/nej.v26n3.p788-814. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/18326. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos