• Resumo

    DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA RIO+20:PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

    Data de publicação:

    As discussões da RIO+20 vão girar em torno de dois eixos centrais: (1). A Economia Verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e (2). A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. A partir do estudo do Rascunho Zero – O futuro que queremos -, o artigo tem como principal objetivo analisar as perspectivas e oportunidades da Rio+20, partindo as seguintes interrogantes: (1). Quais são as características que identificam a crise ambiental da sociedade de risco? ; (2). O que significa Desenvolvimento Sustentável? (3). O que devemos entender por Economia Verde?; (4). Que tipo de governança permitirá uma gestão global sustentável? Considera-se que o grande desafio da Rio+20 será analisar a complexidade dos problemas e dos riscos ambientais que caracterizam a segunda modernidade e desenhar uma agenda concreta de ações de governança global que vise uma sustentabilidade ambiental forte.

     

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar