• e-ISSN: 2318-9290

Portal de Periódicos

  • Home
  • Pesquisa
  • Cadastro
  • Acesso

Portal de Periódicos

  • Home
  • Cadastro
  • Acesso

Pesquisa

Revista de Divulgação Interdisciplinar

  • Cadastro
  • Acesso

Portal de Periódicos

  • Home
  • Cadastro
  • Acesso

Pesquisa

  • Revista
  • Atual
  • Arquivos
  • Anúncios
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
  • Informações
    • Para Leitores
    • Para Autores
    • Para Bibliotecários
  • Edição atual
  • REDIVI - Revista de Divulgação Interdisciplinar - Edição PARFOR

    Texto Editorial da Edição Parfor

    A REDIVI - REVISTA DE DIVULGAÇÃO INTERDISCIPLINAR do Núcleo das Licenciaturas da Universidade do Vale do Itajaí, resolveu na presente edição, promover a divulgação científica dos alunos dos egressos dos Cursos de Artes Visuais, Educação Especial e Geografia, convênio UNIVALI/PARFOR (Plataforma Freire).

    A intenção desta edição, além de apresentar à sociedade as produções resultantes dos estudos acadêmicos, buscou incentivar e promover um ensino voltado à iniciação em pesquisa, com vistas à instrumentalização de seus acadêmicos ao experimentarem e refletirem sobre a importância da preparação da formação de especialistas em nível de pós-graduação.

    Nesta edição teremos um total de quinze 15 publicações que nos permitem mergulhar na leitura de textos, cujos temas tratam da formação do profissional das licenciaturas.

    Considerando o atual cenário da Educação Especial, os textos perpassam e destacam algumas contribuições e marcas, que fazem a diferença no contexto da educação e devem ser realizadas por estes profissionais. Além de relatar casos de trabalhos desenvolvidos junto a crianças com encefalopatia crônica, com hemiparesia e com deficiência múltipla, apresenta também, experiências de gestão escolar inclusiva e de implante coclear.

    Ao compreender que o Estágio Supervisionado e a Prática Pedagógica são atos educativos que envolvem a universidade e a comunidade externa, socializam atividades desenvolvidas no Curso de Licenciatura em Geografia, envolvendo o uso de eletrônicos e softwares educativos no Ensino Médio, realidade esta que requer esforços criativos por parte dos professores.

    Por fim, sinaliza que compreender a arte é uma necessidade humana e, portanto, defende que o despertar do espírito artístico deve fazer parte dos processos educativos em diferentes espaços escolares, de forma cotidiana.

    Em tempo, queremos destacar àqueles que devemos agradecer o apoio concedido, sendo: a coordenação do núcleo das licenciaturas, os avaliadores dos textos que no presente momento precisam ficar silenciados, os orientadores dos trabalhos, as coordenações dos cursos PARFOR, nas pessoas da Profª Maria Fernanda D´ Avila Coelho, da Profª Olinda Teresinha Fernandes Schauffert e do Profº Sergey Alex de Araujo em razão da especial parceria nessa ocasião.

    Assim, esperamos que esta edição além de apresentar ao leitor alguns assuntos de interesse dos alunos das licenciaturas Univali, possam ainda, motivar outros estudantes para a produção escrita e, sobretudo, contribuir com o desenvolvimento de novos estudos.

    Uma boa Leitura à todos!

     

    Observações: os artigos na íntegra ainda não foram todos publicados em razão do retorno dos autores pelas sugestões da comissão de avaliação, estando apenas os resumos. (04/09/2014)

    ISSN: 2318-9290

    Selecione a seção para navegar pelos textos que deseja:

    APRESENTAÇÃO
    SUMÁRIO
    ARTIGOS

    APRESENTAÇÃO

    Apresentação da Revista

    Heloisa Helena Leal Gonçalves

    Apresentação


    SUMÁRIO

    Sumário

    Sumário


    ARTIGOS

    ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PESQUISA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA – GEOGRAFIA

    Adriana Vieira, Arlindo de Souza, Rosane Maria de Godoy, Sergey Alex de Araújo, Susana Muller Campigotto

    PDF


    FORMAÇÃO DOCENTE NOS DIFERENTES ESPAÇOS EDUCATIVOS EM ARTE: UM OLHAR MAIS ALÉM...

    Aline Amaral de Freitas, Mara Lúcia Bueno

    PDF


    CONTRIBUIÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA A CRIANÇA DE 4 A 6 ANOS

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, Lucimara da Silva Xavier Vianna, Célia Diva Rench Hoefelmann

    Resumo


    EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: A EDUCAÇÃO CONDUTIVA COMO UM MOVIMENTO NECESSÁRIO

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, Claudia Helena Cardoso Vieira, Rosália Maria Kieckhoefel dos Santos, Ana Luiza Máximo Ramos

    Resumo


    ESTIMULACAO ESSENCIAL: BUSCANDO POSSIBILIDADES NAS DIFICULDADES

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, Valkiria Fellekes, Virginea Grimes Gama, Marisa Zanoni Fernandes

    Resumo


    ESTIMULAÇÃO ESSENCIAL: UMA NECESSIDADE ESPECIAL PARA HEMIPARESIA

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, Paula Antônia Ferreira de Souza, Célia Diva Rench Hoefelmann, Maria Fernanda D Ávila Coelho

    Resumo


    ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: A CRIANÇA SURDA COM IMPLANTE COCLEAR

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, Bianca Mara Moreira, Luiza Tatiana Gaya, Claudete Bonfanti

    Resumo


    GESTÃO EDUCACIONAL INCLUSIVA: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) E SUAS CONTRIBUIÇÕES

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, Joana Dake da Silva Silva, Glória de Oliveira Fagundes, Clarice Pires

    Resumo


    O USO DE ELETRÔNICOS E SOFTWARE EDUCATIVOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, André Luiz Tamanini, Arlindo de Souza, Carmem Lucia Piroski, Maria Cristina Kumm Pontes, Moacir Leonardo Preischadt, Sergey Alex de Araújo

    Resumo


    SINDROME DE ASPERGER: UM OLHAR DIFERENCIADO

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, Estela Ribeiro Adorno Cardoso, Angelica da Silva Soares, Clarice Pires

    Resumo


    VIDA ESCOLAR DE UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: PRÉ- ESCOLA E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, Rose Regina Kofahl, Célia Diva Rench Hoefelmann

    Resumo


    GESTÃO ESCOLAR INCLUSIVA: DIFICULDADE E AÇÃO

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, Edilene Mendonça, Maria de Fátima da Rosa, Célia Diva Rench Hoefelmann

    PDF


    A CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ESTUDO DE CASO DE UMA CRIANÇA COM ENCEFALOPATIA CRÔNICA NÃO EVOLUTIVA

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, Ronan Adiel Pinheiro, Célia Diva Rench Hoefelmann, Rute Melo

    PDF


    CENÁRIOS ARTICULADOS E DEFICIÊNCIA MULTIPLA: EDUCAÇÃO ESPECIALIZADA EM AMBIENTE FORMAL E NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, Aline da Silva, Rafaela Aparecida Haack, Célia Diva Rench Hoefelmann

    Resumo


    CONSULTORIA SOCIAL EM EDUCAÇÃO ESPECIAL: INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO

    Heloisa Helena Leal Gonçalves, Márcia da Costa, Viviane dos Santos Alves, Verônica Janete Paz dos S. Kubiak

    PDF


Open Journal Systems

Informações

  • Para Leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários

Topo
  • Home
  • Cadastro
  • Acesso
  • Perguntas Frequentes

Portal de Periódicos da Univali

O Portal de Periódicos da Universidade do Vale do Itajaí – Univali teve sua origem em 2008, fruto da visão pioneira de um grupo de editores apoiados pela Editora da Univali. Até 2022, o Portal abrigou 26 periódicos, incluindo revistas e Anais de Congressos.   A partir de 2023, a Biblioteca Comunitária do Campus Itajaí passou a coordenar o Portal, com o suporte da Gerência de Pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, em colaboração com um Conselho Editorial.   Seu objetivo principal é divulgar a produção científica de docentes e discentes, especialmente dos Programas de Pós-graduação. Além disso, promove acesso facilitado, visibilidade e apoio aos editores dos periódicos, com 20 deles atualmente hospedados, usando a plataforma Open Journal Systems (OJS) para gerenciamento eficiente.   O Portal de Periódicos da Univali é um espaço valioso para disseminação do conhecimento, enriquecendo o ambiente acadêmico da instituição e a comunidade.

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados | Política de Cookies | Política de Privacidade

Tema OJS exclusivo desenvolvido com ♥ pela GeniusDesign.