A INFLUÊNCIA DA DIVERSIDADE DE CONCEPÇÕES CULTURAIS NA CONSTRUÇÃO DO DIREITO INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.14210/nej.v28n2.p254-268Palavras-chave:
diversidade cultural, direito internacional, democraciaResumo
Contextualização: Procura-se compreender a relação entre o contexto cultural e o posicionamento dos Estados no direito internacional. Trata-se de um estudo, à luz do direito, da antropologia de sociedades complexas, uma vez que vários países têm diferentes concepções culturais, com maior ou menor diversidade.
Objetivo: Analisar a forma como as diferentes concepções culturais dos Estados influenciam o direito internacional.
Metodologia: Faz-se uma análise da relação dialética entre interesses e cultura, para, depois, analisar a influência desses elementos na formação do direito internacional e, por fim, a relação dos elementos que tornam essa relação mais ou menos direta, como o nível de democracia e de transparência dos órgãos responsáveis pela negociação.
Resultados: Há uma relação indireta entre cultura e o posicionamento dos Estados no âmbito internacional, pois incidem alguns filtros que interferem no nexo de causalidade, como o nível de democracia, os interesses político-econômicos, a força de grupos dominantes, entre outros.
Downloads
Referências
ARON, R. Paix et guerre entre les nations. Paris: Calmann-Lévy, 1962.
BADIE, B., SMOUTS, M.-C. Le retournement du monde. Sociologie de la scène internationale. Paris: Presses de Sciences Po/Dalloz, 1999.
GOLDSTEIN, J., KEOHANE, RO, Eds. Ideas & foreign policy: beliefs, institutions, and political change. Ithaca: Cornel University, 1993. DOI: https://doi.org/10.7591/9781501724992
KINGSBURY, B. Sovereignty and inequality. In: Woods. Inequality, globalization, and world politics. Oxford: Oxford University, 1999. DOI: https://doi.org/10.1093/0198295669.003.0004
KRASNER, SD Westphalia and all that. In: GOLDSTEIN, Judith. Ideas & foreign policy: beliefs, institutions, and political change. Cornell, Cornell University, 1993.
RODIERE, R. et REMOND-GOUILLOUD, M. La mer. Droits des hommes ou proie des Etats? Paris: Pedone, 1980.
VARELLA, M. D. Internacionalização do Direito. Brasília: UniCEUB, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) plenamente com as Políticas Editorias da Revista Novos Estudos Jurídicos - NEJ e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que a reprodução e/ou publicação obedeçam as normas da ABNT e tenham a finalidade exclusiva de uso por quem a consulta a título de divulgação da produção acadêmico científico.