JURISDIÇÃO, TEORIA DA RELATIVIDADE E MECÂNICA QUÂNTICA: A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO EFETIVADA NUMA DECISÃO RELATIVA E PROBABILÍSTICA FUNDADA NA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL E NOS PRINCÍPIOS DO DIREITO

Autores

  • Jackson Tavares da Silva de Medeiros UNIFACEX. (Natal/Brasil)
  • Rocco Antonio Rangel Rosso Nelson Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN (Natal/Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v8n2.p1324-1350

Palavras-chave:

Hermenêutica constitucional, Teoria da Relatividade, Mecânica Quântica, Jurisdição, Princípios do Direito.

Resumo

O presente artigo tem por escopo discutir a efetivação de um direito material com base em uma relação estabelecida entre hermenêutica constitucional, princípios do direito, teoria da relatividade e mecânica quântica. Para isso, buscar-se-á analisar, sistematicamente, a decisão judicial como uma verdade relativa e probabilística determinada pelos referenciais empregados pelo magistrado quando da análise do caso concreto. Neste contexto, a busca pela providência jurisdicional será concretizada ou não de acordo com a atividade judicial que, baseada na exegese e nos princípios do direito, encontre uma determinada solução, dentre as várias possíveis que se apresentem ao juiz, para que este possa efetivar o direito normatizado e assegurado pela Constituição Federal da República Brasileira, sem que necessariamente exclua um princípio quando priorizar outro no momento da colisão principiológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE MEDEIROS, J. T. da S.; ROSSO NELSON, R. A. R. JURISDIÇÃO, TEORIA DA RELATIVIDADE E MECÂNICA QUÂNTICA: A CONCRETIZAÇÃO DO DIREITO EFETIVADA NUMA DECISÃO RELATIVA E PROBABILÍSTICA FUNDADA NA HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL E NOS PRINCÍPIOS DO DIREITO. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 1324–1350, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v8n2.p1324-1350. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/5482. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos