A INTER-RELAÇÃO CONFLITUOSA ENTRE A NOVA ÉTICA AMBIENTAL E O CONSUMISMO

Autores

  • Mateus de Oliveira Fornasier Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (FADERGS) de Porto Alegre/RS

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v7n3.p2253-2276

Palavras-chave:

ética ambiental, sociedade de consumo, consumo conspícuo, sedução midiática.

Resumo

usca-se apresentar o conflito entre consumo e efetivação de uma ética que possibilite o respeito para com a natureza. Primeiramente é delineado o histórico
das relações entre o homem e a natureza, desde a consideração da natureza como sagrada até a atual proposta da visão da natureza como projeto, sendo
propostas novas considerações éticas, nas quais o princípio da frugalidade harmoniza consumo e preservação. Após, analisam-se as transformações sociais a partir da metade do século XX, emergindo a sociedade de consumo. Estuda-se também a teoria do consumo conspícuo, demonstrando-se que além das influências heterônomas, há a propensão humana a consumir o supérfluo. Por último, demonstra-se já haver tecnologia suficiente para proporcionar conforto
sem agravar a crise ambiental – porém, ações em prol de grandes interesses privados no âmbito público, aliados à sedução midiática, fazem com que não se adotem mudanças capazes de acabar com o conflito consumo-natureza.

 

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Como Citar

FORNASIER, M. de O. A INTER-RELAÇÃO CONFLITUOSA ENTRE A NOVA ÉTICA AMBIENTAL E O CONSUMISMO. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 2253–2276, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v7n3.p2253-2276. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/5585. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos