• Resumo

    O ALCANCE DA JURISDIÇÃO DO TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL EM FACE DAS IMUNIDADES DOS CHEFES DE ESTADO: UMA ABORDAGEM À LUZ DO CASO SUDÃO

    Data de publicação: 05/08/2015

    O artigo propõe-se a analisar as controvérsias envolvidas no mandado de prisão expedido pelo TPI em face do presidente sudanês, Omar Al Bashir, tendo em vista a tradicional imunidade conferida aos Chefes de Estado e o fato de que o Sudão não ratificou o Estatuto de Roma. Para isso, utiliza-se o método de abordagem dedutivo, analisando, incialmente, as implicações decorrentes da Resolução nº 1593 do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a possibilidade de ampliação de competência na jurisdição do TPI. Posteriormente, propõe-se uma avaliação acerca da força coercitiva que a determinação exerce sobre os países do sistema internacional. Por fim, constata-se que o Sudão e os países-membro do TPI encontram-se obrigados a cooperar com o Tribunal, enquanto os países não-signatários e, sobretudo, os Estados Unidos enquanto sede da ONU, não estariam autorizados a violar as imunidades tradicionalmente conferidas aos Chefes de Estado.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar