• Resumo

    VEÍCULOS ELÉTRICOS OU VEÍCULOS MOVIDOS À GASOLINA? A EXTRAÇÃO DO LÍTIO POR PARTE DAS EMPRESAS TRANSNACIONAIS EM FACE DO DIREITO AMBIENTAL CONSTITUCIONAL BRASILEIRO

    Data de publicação: 15/09/2022

    Objetivo: O objetivo deste artigo foi analisar de que maneira os veículos elétricos, dependentes do lítio (bem ambiental), poderão efetivamente se tornar uma alternativa sustentável no plano do desenvolvimento da indústria automotiva de nova energia global em face dos veículos movidos a gasolina em decorrência do que estabelece o direito ambiental constitucional.

    Metodologia: A pesquisa foi estruturada bem como realizada a partir do método hermenêutico, por meio do levantamento dos trabalhos doutrinários elaborados por estudiosos especializados atuantes no âmbito da matéria investigada e da análise jurídica vinculada ao direito ambiental constitucional assim como das normas infraconstitucionais tudo com o objetivo de adequar de forma satisfatória o enquadramento do tema em face de nosso sistema jurídico em vigor.

    Resultados: Restou claramente demonstrado que a indústria automotiva de nova energia global no que se refere à extração do lítio, bem ambiental estratégico e fundamental para o desenvolvimento dos veículos elétricos, está submetida não só aos princípios fundamentais de nossa Carta Magna, como também aos princípios gerais da atividade econômica com destaque para os princípios da soberania e da defesa do meio ambiente (Arts.1º,IV e 170,I e VI da CF) encontrando no princípio da prevenção os mecanismos concretos destinados a dar efetividade à gestão do denominado “ouro branco”  em proveito de um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

    Contribuições: A principal contribuição deste estudo foi a de demonstrar que a indústria automotiva de nova energia global para que efetivamente possa desenvolver de forma satisfatória e lícita a produção de veículos elétricos necessita obedecer ao balizamento normativo estabelecido pelo direito ambiental constitucional.

  • Referências

    ART, Henry W Dicionário de Ecologia e Ciência Ambiental São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1998.

    BOBBIO, Norberto MATTEUCCI, Nicola PASQUINO, Gianfranco Dicionário de política Brasília : Editora Universidade de Brasília, 1998.

    BULGARELLI, Waldírio A Teoria Jurídica da Empresa: análise jurídica da empresarialidade São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1985.

    DICKEN, Peter Mudança Global: Mapeando as novas fronteiras da economia mundial Bookman, 2000.

    DUNNING,John, Multinational Enterprises and the Global Economy, Addison-Wesley Publishing Company, Reading, Massachusetts, 1993

    ENDERS , Armelle FERREIRA, , Marieta de Moraes e FRANCO, Renato História em Curso Da antiguidade à Globalização 1ª edição São Paulo : Editora do Brasil; Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas,2008.

    FIORILLO, Celso Antonio Pacheco Curso de Direito Ambiental Brasileiro 22ª edição São Paulo: Editora Saraiva,2022.

    FIORILLO, Celso Antonio Pacheco A gestão sustentável das empresas transnacionais e sua regulação em face do direito ambiental constitucional brasileiro, Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2021.

    FIORILLO, Celso Antonio Pacheco ; FERREIRA, Renata Marques. A política nacional do meio ambiente (lei 6938/81) em face do direito ambiental constitucional brasileiro. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2021.

    FIORILLO, CELSO ANTONIO PACHECO; FERREIRA, R. M. Responsabilidade ambiental das empresas no âmbito do sistema normativo chinês, em face da responsabilidade ambiental das empresas no Brasil. REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE, v. 11, 2021.

    FIORILLO, Celso Antonio Pacheco; FERREIRA, Renata Marques. Direito Empresarial Ambiental Brasileiro e sua delimitação constitucional Rio de Janeiro: Lumen Juris,2020.

    GHIDINI , Mario Lineamenti del Diritto Del’Impresa Milão: Giuffrè; 1978.

    HADARI, Yitzahak Hadari, The Structure of the Private Multinational Enterprise, Michigan Law Review, 71, March 1973

    HILGRUBER, Christian Soberanía – La defensa de um concepto jurídico Título original “Souveränität – Verteidigung eines Rechtsbegriffs”, Juristenzeitung. Traducción a cargo de Ariadna AGUILERA RULL, Universitat Pompeu Fabra 2002.

    HOUAISS, Antonio Dicionário Houaiss da língua portuguesa São Paulo:Editora Objetiva,2009.

    KELSEN, Hans La Transformación del Concepto de Soberanía DPU Nº 58 – Jul-Ago/2014.

    LEITE, Antonio Dias Leite A Economia Brasileira - de onde viemos e onde estamos. Rio de Janeiro:Elsevier,2011.

    LEWANDOWSKI, Enrique Ricardo Globalização, Regionalização e Soberania São Paulo: Editora Juarez de Oliveira, 2004.

    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser Empresas Multinacionais e Interesses de Classe Encontros com a Civilização Brasileira, 1978.

    REALE, Miguel Teoria do Direito e do Estado São Paulo: Saraiva,1984.

    REQUIÃO, Rubens Curso de Direito Comercial, 8ª edição, São Paulo : Saraiva,1977.

    SANDRONI, Paulo Novíssimo Dicionário de Economia São Paulo: Editora Best Seller, 1999.

    SAMUELSON, Paul Economia A. Porto Alegre: AMGH Editora Ltda, 2012.

    TINOCO,Guilherme GIAMBIAGI,Fabio Perspectivas DEPEC 2018 O crescimento da economia brasileira 2018-2023 Departamento de Pesquisa Econômica do BNDES / Departamento de Comunicação 2018.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal