EXTRAFISCALIDADE COMO MEIO DE REALIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A BUSCA PELA CONCRETIZAÇÃO DO “BEM COMUM” NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

Autores

  • Priscila Anselmini Bolsista Capes/PROEX do Curso de Mestrado em Direito Público pela UNISINOS; Assessora jurídica da Prefeitura Municipal de Barão/RS.
  • Marciano Buffon Pós-Doutor em Direito pela Faculdad de Derecho de la Universidad de Sevilla - ES. Doutor em Direito - ênfase em Direito do Estado - pela UNISINOS Professor no Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado - da UNISINOS.

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v15n1.p295-314

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Extrafiscalidade, Estado Democrático de Direito, “Bem comum”, Meio Ambiente

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar a utilização da função extrafiscal da norma tributária como mecanismo de implementação de políticas públicas, tendo como base a consolidação dos objetivos do Estado Democrático de Direito. Para tanto, discorre-se sobre o papel do poder público na construção de políticas públicas, como meio de garantir os direitos fundamentais da população, para, posteriormente, estudar a finalidade extrafiscal da norma tributária no ordenamento jurídico brasileiro, como indutora de políticas públicas. Na pesquisa utilizou-se, como recurso técnico, as fontes bibliográficas, tais como: livros jurídicos, relatórios oficiais e fontes jurisprudenciais. Por tudo isso, o trabalho ao verificar a função extrafiscal enquanto política pública, visa demonstrar a sua efetividade à concretização do “bem comum” e dos direitos constitucionais dos cidadãos, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.


PALAVRAS-CHAVE
: Políticas Públicas. Extrafiscalidade. Estado Democrático de Direito. “Bem comum”. Meio Ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTI, Flávio de Azambuja. Impostos: extrafiscalidade e não-confisco. Curitiba: Juruá Ed., 2003.

BUCCI, Maria Paula Dallari (Org). Políticas Públicas: reflexões sobre o conceito jurídico. São Paulo: Saraiva, 2006.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Direito Administrativo e Políticas Públicas. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.

BUFFON, Marciano. Tributação ambiental: a prevalência do interesse ecológico mediante a extrafiscalidade. In: STRECK, Lenio Luiz, ROCHA, Leonel Severo, ENGELMANN, Wilson (Org.). Constituição, sistemas sociais e hermenêutica: anuário do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011, c. 8.

BUFFON, Marciano. Tributação e dignidade humana: entre direitos e deveres fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2009.

CARVALHO, Paulo de Barros. In SOUZA, Jorge Henrique de Oliveira Souza. Tributação e meio ambiente. Belo Horizonte: Del Rey, 2009.

CASALTA NABAIS, José. O dever fundamental de pagar impostos: contributo para compreensão do estado fiscal contemporâneo. Coimbra: Almedina. 2009.

LEAL, Rogério Gesta. A efetivação do direito à saúde por uma Jurisdição-Serafim: limites e possibilidades, Revista de Direito Administrativo e Constitucional, Belo Horizonte, v.6, n.25, jul. 2006.

RODRIGUES, Hugo Thamires; DUPONT, Fabiano Rodrigo. Políticas Públicas e extrafiscalidade: Direitos Fundamentais da Juventude brasileira. Revista Opinião Jurídica: Fortaleza, 2013, n. 17. Disponível em: <http://periodicos.unichristus.edu.br/index.php/opiniaojuridica/article/view/290> Acesso em 31 de out. de 2018.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 8. ed., rev. e atual. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.

SPAGNOL, Werther Botelho. Curso de Direito Tributário. Belo Horizonte: Del Rey, 2004.

TEIXEIRA, Celso Elenaldo. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na formação da realidade. Artigo disponível em:<http://www.fit.br/home/link/texto/politicas_publicas.pdf> Acesso em 09 nov.

Downloads

Publicado

12-05-2020

Como Citar

ANSELMINI, P.; BUFFON, M. EXTRAFISCALIDADE COMO MEIO DE REALIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS: A BUSCA PELA CONCRETIZAÇÃO DO “BEM COMUM” NO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 295–314, 2020. DOI: 10.14210/rdp.v15n1.p295-314. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/16389. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos