A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO ESTADO: DIGITALIZAÇÃO DO GOVERNO E DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NO BRASIL

Autores

  • Janriê Rodrigues Reck Professor do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul
  • Bruna Henrique Hübner Universidade de Santa Cruz do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v16n3.p1075-1096

Palavras-chave:

Governo Digital, Serviço Público, Transformação digital, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Resumo

A Estratégia de Governo Digital para o período de 2020 a 2022 objetiva a transformação do governo por meio de tecnologias digitais e busca oferecer mais eficiência nas políticas públicas e serviços públicos. Considerando que o objetivo é tornar o governo mais dinâmico, mais próximo da população e mais eficiente para resolver problemas e facilitar a vida do cidadão, busca-se responder: quais foram as principais medidas adotados na busca pela concretização da transformação digital do governo e dos serviços públicos no Brasil? A pesquisa adota o método dedutivo e a técnica de pesquisa bibliográfica, por meio de documentação indireta. O processo de inserção de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na administração pública brasileira remonta a década de 1990 e, conclui-se que, atualmente, a Lei n.º 14.129/2021 pode ser vista como importante mecanismo da transformação digital do governo e dos serviços públicos no Brasil.

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Publicado

20-12-2021

Como Citar

RECK, J. R.; HÜBNER, B. H. A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DO ESTADO: DIGITALIZAÇÃO DO GOVERNO E DOS SERVIÇOS PÚBLICOS NO BRASIL. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 1075–1096, 2021. DOI: 10.14210/rdp.v16n3.p1075-1096. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/18285. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos