• Resumo

    AS CONCEPÇÕES DO ESTADO POLÍTICO COMUNITÁRIO E SUA RELAÇÃO COM A SOBERANIA

    Data de publicação:
    A partir das novas perspectivas do constitucionalismo atual, bem como a nova formatação dos Estados em blocos econômicos, necessariamente passa-se a análise da mudança que essa nova realidade pode trazer ao conceito de soberania. Correlacionam-se as novas concepções do mundo pós-moderno com o conceito de soberania, especialmente sobre a necessidade de superação dos elementos clássicos da soberania frente à integração econômica e a construção
    de espaços comunitários. Por sua vez, como consequência desta análise, demonstrou-se o papel da União Européia e o enfrentamento sobre o tema naquela realidade, a democracia participativa e a discussão sobre o constitucionalismo europeu. A conclusão foi no sentido de que há uma necessidade de reflexão sobre o conceito atual de soberania, o qual, por sua vez, corresponde a uma reinterpretação da democracia e do constitucionalismo,
    mormente quando se pensa em Estado Político Comunitário. Neste contexto o método proposto passa pelas premissas orientadoras do Direito Penal Comunitário, em especial pela abordagem histórico-evolutiva e pelo método indutivo, uma vez que as respostas a esta pesquisa não possuem um caráter único e absoluto.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar