UMA ANÁLISE DAS INSTITUIÇÕES JURÍDICAS PROPOSTAS POR HEGEL NA SUA FILOSOFIA DO DIREITO E DOS SEUS REFLEXOS NA CONTEMPORANEIDADE
DOI:
https://doi.org/10.14210/rdp.v4n3.p275-292Palavras-chave:
Filosofia Política, Contemporaneidade, Instituições Políticas e Jurídicas.Resumo
Inserida numa linha de pesquisa voltada à filosofia política, esta pesquisa pretende extrair da leitura das instituições jurídicas propostas por Hegel alguns entendimentos que possibilitem contribuir com a análise da realidade do mundo contemporâneo. Neste sentido, o trabalho articula-se logicamente primeiro com uma apresentação geral da estrutura da obra Linhas Fundamentais da Filosofia do Direito, depois com considerações gerais acerca das instituições políticas e jurídicas apresentadas pelo autor, e por fim na relação destes entendimentos com visões de pensadores contemporâneos do direito e da política. Para tanto, foi utilizado o método indutivo, através da pesquisa bibliográfica. Em relação às obras de Hegel, foram utilizadas, para a Enciclopédia, a tradução de Paulo Meneses, e para a Filosofia do Direito, as traduções do Prof. Dr. Marcos Lutz Müller, esparsas em diversos cadernos publicados, de forma que neste caso utilizar-se-á somente a referência através de parágrafos.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) com o Regulamento da Revista Eletrônica Direito e Política e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que obedeçam os Direitos Autorais.