• Resumo

    BIOINVASÃO POR ÁGUA DE LASTRO: UM PROBLEMA DE DIREITO E UMA AMEAÇA À SUSTENTABILIDADE

    Data de publicação: 26/03/2015

    A bioinvasão é um dos graves problemas ambientais da atualidade. Essa espécie de poluição tem origem em diversas vias de dispersão. O presente artigo optou pela água de lastro. Tendo a zona costeira brasileira como pano de fundo, e a bioinvasao via água de lastro como recorte descritivo, o artigo debruçou-se sobre o papel do Direito diante dos riscos e danos ambientais oriundos dessa espécie de contaminação. Para tanto, realizou-se revisão da literatura sobre a bioinvasão por água de lastro e sua tutela pelo Direito. Para responder ao problema de pesquisa os seguintes objetivos específicos foram perseguidos: abordou-se a caracterização da tutela jurídica da zona costeira brasileira; apresentaram-se os principais aspectos informativos sobre a água de lastro; discorreu-se sobre a competência fiscalizatória, deveres de prevenção e repressão impostos pelas legislações nacionais e internacionais; e, por fim, através da análise de decisões judiciais envolvendo a temática, discorreu-se acerca da judicialização da bioinvasão por água de lastro no Brasil, tópico absolutamente vinculado à incerteza científica, problemática que circunda a matéria. A título de considerações finais o estudo identificou as seguintes lacunas no trato da questão: grande fragilidade na fiscalização ambiental; poucas decisões judiciais definitivas sobre o tema e, sobretudo, insuficiência de conhecimento técnico-científico sobre a matéria, ponto que pode ser claramente observado nas decisões judiciais já prolatadas.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar