A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER E O ENSINO DO DIREITO

Autores

  • Lilia Maia de Morais Sales Professora titular da Universidade de Fortaleza (com dedicação aos Mestrados e Doutorado em Direito) - UNIFOR
  • André Villaverde de Araújo Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v23n2.p682-702

Palavras-chave:

Inteligências Múltiplas. Crise. Ensino Jurídico.

Resumo

A Teoria das Inteligências Múltiplas desenvolvida por Howard Gardner explica inteligência como capacidades de resolução de problemas e criação de produtos que impactem. O ensino do Direito necessita de mudança para atender à necessidade de que os profissionais desenvolvam habilidades para lidar com os desafios do mundo contemporâneo, como gerir conflitos e tomar decisões. Objetiva-se compreender a inter-relação entre as nove inteligências abordadas por Howard Gardner e o ensino jurídico. Para a realização deste trabalho, realizou-se levantamento bibliográfico e documental. Apontaram-se inovações para o ensino jurídico a partir do
conceito de inteligência com base na resolução de problemas e impacto.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

MORAIS SALES, L. M. de; DE ARAÚJO, A. V. A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER E O ENSINO DO DIREITO. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 23, n. 2, p. 682–702, 2018. DOI: 10.14210/nej.v23n2.p682-702. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/13414. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos