A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER E O ENSINO DO DIREITO

Autores

  • Lilia Maia de Morais Sales Professora titular da Universidade de Fortaleza (com dedicação aos Mestrados e Doutorado em Direito) - UNIFOR
  • André Villaverde de Araújo Doutorando em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v23n2.p682-702

Palavras-chave:

Inteligências Múltiplas. Crise. Ensino Jurídico.

Resumo

A Teoria das Inteligências Múltiplas desenvolvida por Howard Gardner explica inteligência como capacidades de resolução de problemas e criação de produtos que impactem. O ensino do Direito necessita de mudança para atender à necessidade de que os profissionais desenvolvam habilidades para lidar com os desafios do mundo contemporâneo, como gerir conflitos e tomar decisões. Objetiva-se compreender a inter-relação entre as nove inteligências abordadas por Howard Gardner e o ensino jurídico. Para a realização deste trabalho, realizou-se levantamento bibliográfico e documental. Apontaram-se inovações para o ensino jurídico a partir do
conceito de inteligência com base na resolução de problemas e impacto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, Roberto de. A crise da advocacia no Brasil: diagnóstico e perspectivas. São Paulo: Editora Alia - Omega, 1994;

______. Habilidades: ensino jurídico e contemporaneidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BICUDO, Aparecida Viggiani; MARTINS, Joel. Estudos sobre existencialismo, fenomenologia e educação. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006;

BONAT, Débora. Didática do ensino superior. Curitiba: IESDE, 2009,

CAMBI, F. História da Pedagogia. São Paulo: UNESP, 1999;

DALGALARRONDO, Paulo. A Inteligência e suas Alterações. In: Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008;

FAUCONNIER, Bernard, Beethoven, Ludwig van, 1770-1827 - Compositores - Alemanha - Biografia. Tradução de Paulo Neves, Porto Alegre: L&PM, 2012;

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Unesp, 2003;

GARDNER, Howard. Estruturas da mente: a Teoria das Inteligências Múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1994;

______. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Tradução de Maria Adriana Veríssimo Veronese. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995;

______. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000; ______. Inteligência: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 1998; ______. O verdadeiro, o belo e o bom: princípios educacionais para uma nova educação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999;

JACÓ-VILELA, Ana; LEAL FERREIRA, Arthur Arruda; PORTUGAL, Francisco (Org.). História da psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Ed, 2006;

NAJMANOVICH, D. O sujeito encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2001;

NISTA-PICCOLO, V.; NUNOMURA, M. (Orgs.). Compreendendo a Ginástica Artística. São Paulo, SP: Phorte, 2005;

NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Inteligência. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias e contextos. 3. ed. Brasília: Líber Livro, 2011;

PERRENOUD, P. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: profissionalização e razão pedagógica. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002;

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002;

______. A solução de problemas: aprender a resolver, resolver para aprender. Editora Artmed: Porto Alegre, 1998.

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

MORAIS SALES, L. M. de; DE ARAÚJO, A. V. A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE HOWARD GARDNER E O ENSINO DO DIREITO. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 23, n. 2, p. 682–702, 2018. DOI: 10.14210/nej.v23n2.p682-702. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/13414. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos