REFLEXÕES SOBRE O DIREITO DE FAMÍLIA NO SÉCULO XXI: O DISCURSO DO AFETO EM COTEJO COM O DISCURSO ECONÔMICO
DOI:
https://doi.org/10.14210/rdp.v8n1.p240-263Palavras-chave:
Família, afeto, discurso econômico.Resumo
O Direito de Família destaca-se por importantes transformações ocorridas nos últimos tempos. A evolução social reflete diretamente no Direito, trazendo aodebate a questão do afeto, que tem causado significativas mudanças nos paradigmas familiares, antes centrado eminentemente na visão patrimonialista e hierárquica. As mudanças e caminhos que vêm sendo trilhados trazem consigo situações inusitadas, o que desperta a atenção dos operadores jurídicos. O desafio instiga a uma reflexão a fim de investigar se a adoção dos novos comportamentos percebidos nas reformas legislativas e na postura do Poder
Judiciário, sob o manto da afetividade, escamoteia o discurso econômico, próprio dos ditames do sistema capitalista. Neste passo, a pretensão é a de cotejar o discurso do afeto com o discurso econômico, a fim de verificar se apesar da repersonalização do Direito, a família continua a sofrer influências decorrentes do poder econômico.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) com o Regulamento da Revista Eletrônica Direito e Política e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que obedeçam os Direitos Autorais.