ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: QUESTÃO POLÍTICO-SOCIAL OU CASO DE POLÍCIA?

Autores

  • Helen Cris Cosme de Carvalho Centro Universitário do Norte – UNINORTE

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v6n3.p1357%20a%201366

Palavras-chave:

Adolescente, Conflito com a Lei, Direitos.

Resumo

O presente artigo trata-se de uma reflexão sobre o comportamento dos adolescentes, a interferência e a aplicabilidade dos direitos assegurados constitucionalmente e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os adolescentes em meio à sociedade, situações de inclusão e  educação e punição, a vida dentro e fora da lei, a aparente e possível solução para esta contenda nacional e a repercussão social, são alguns dos aspectos implicados nesta questão. A infância e adolescência naturalmente configuram a vulnerabilidade e fragilidade deste grupo etário. Os problemas psicológicos,
afetivos e comportamentais desta faixa etária se apresentam como reflexos e conseqüências de aprendizagens, wxperiências e vivências dos adolescentes na fase anterior, ou seja, enquanto criança, conhecida como primeira infância2. Não deixando de ressaltar o papel indispensável e fundamental neste processo da sociedade, a cultura.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DE CARVALHO, H. C. C. ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: QUESTÃO POLÍTICO-SOCIAL OU CASO DE POLÍCIA?. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1357 a 1366, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v6n3.p1357 a 1366. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/5713. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos