ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: QUESTÃO POLÍTICO-SOCIAL OU CASO DE POLÍCIA?
DOI:
https://doi.org/10.14210/rdp.v6n3.p1357%20a%201366Keywords:
Adolescente, Conflito com a Lei, Direitos.Abstract
O presente artigo trata-se de uma reflexão sobre o comportamento dos adolescentes, a interferência e a aplicabilidade dos direitos assegurados constitucionalmente e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os adolescentes em meio à sociedade, situações de inclusão e educação e punição, a vida dentro e fora da lei, a aparente e possível solução para esta contenda nacional e a repercussão social, são alguns dos aspectos implicados nesta questão. A infância e adolescência naturalmente configuram a vulnerabilidade e fragilidade deste grupo etário. Os problemas psicológicos,
afetivos e comportamentais desta faixa etária se apresentam como reflexos e conseqüências de aprendizagens, wxperiências e vivências dos adolescentes na fase anterior, ou seja, enquanto criança, conhecida como primeira infância2. Não deixando de ressaltar o papel indispensável e fundamental neste processo da sociedade, a cultura.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) com o Regulamento da Revista Eletrônica Direito e Política e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que obedeçam os Direitos Autorais.