• Resumo

    NEOCONSTITUCIONALISMO E O DIREITO POR PRINCÍPIOS

    Data de publicação:

    O presente artigo tem como escopo evidenciar que o Pos-positivismo aparece como um momento histórico em que o Direito se revela com características próprias. Nele o neoconstitucionalismo surge como um acontecimento que revela uma nova maneira de ver e refletir o Direito. Nesse contexto, os princípios ganham o status de fontes do Direito positivados. A moral passa a servir de referência na intervenção e na solução de conflitos sociais. Surge também a
    técnica da ponderação na aplicação do direito, no ingresso dos fatos e da realidade na estrutura da norma jurídica. Verifica-se, portanto, certa liberdade interpretativa aos magistrados e dentre outras conquistas, a afirmação especial
    dos princípios como Normas Constitucionais. Assim, nessa nova fase histórica, a Constituição é fortalecida pela presença de princípios, especificamente, de normas de direitos fundamentais que, por constituírem a positivação de valores
    comunitários, são caracterizadas por seu denso conteúdo normativo de caráter material ou axiológico, que tende a influenciar todo o ordenamento jurídico e vincular a atividade jurídica no âmbito público e privado.

Revista Eletrônica Direito e Política

A Revista Eletrônica Direito e Política (ISSN 1980-7791), Qualis A2 Direito, tem como missão servir à comunidade acadêmico-científica como um instrumento de informação e divulgação de inúmeras contribuições científicas.

A RDP é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

Não há cobrança de taxas aos autores para cadastro, submissão, processamento e/ou publicação dos artigos.

As publicações dar-se-ão até o último dia dos meses de abril, agosto e dezembro de cada ano. A revista estimula os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”, que compõem a linha editorial da revista.

O título abreviado da revista é RDP, o qual deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

Acessar