ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS ORIGENS DO PODER CONSTITUINTE NA REVOLUÇÃO FRANCESA: DOS ESTADOS GERAIS AO ESTABELECIMENTO DA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE EM 1789

Autores

  • Marcos Leite Garcia UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v5n2.p327-345

Palavras-chave:

Poder Constituinte, Estados Gerais, Assembléia Nacional, Revolução Francesa, Terceiro estado.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as origens do Poder Constituinte na Revolução Francesa a partir da obra do abade Emmanuel Joseph Sieyés. O momento histórico do início da Revolução será fundamental para o entendimento da construção teórica do poder constituinte. Ainda na atualidade a deflagração do movimento revolucionário a partir da transformação da Assembléia dos Estados Gerais em Assembléia Nacional Constituinte é o essencial fundamento para a defesa da titularidade legítima do exercício do Poder Constituinte. Assim a obra do abade Sieyès mostra-se ainda atual devido a força ideológica dos argumentos favoráveis a revolução liberal, que serão a base da democracia e dos direitos fundamentais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LEITE GARCIA, M. ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE AS ORIGENS DO PODER CONSTITUINTE NA REVOLUÇÃO FRANCESA: DOS ESTADOS GERAIS AO ESTABELECIMENTO DA ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE EM 1789. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 327–345, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v5n2.p327-345. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/6117. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos