O E-COMMERCE COMO POTENCIALIZADOR DA INSUSTENTÁVEL CULTURA DO CONSUMO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA: UM DESAFIO SOCIAMBIENTAL

Authors

  • Pedro Abib Hecktheuer FCR
  • Guilherme da Costa Ferreira Pignaneli FCR
  • Marcia Abib Hecktheuer FCR

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v12n3.p1447-1469

Keywords:

E-Commerce, Cultura do Consumo, Sociedade de Consumo, Sociedade Tecnológica, Socioambiental, Insustentabilidade

Abstract

O presente artigo tem como objetivo compreender se o comércio eletrônico (e-commerce) se apresenta como um potencializador da cultura do consumo na sociedade contemporânea, bem como avaliar a viabilidade dessa formatação social sob o aspecto socioambiental, por meio do método bibliográfico-dedutivo, para o fim de conseguir compreender os reais efeitos da convergência da tecnologia e da informação na sociedade pós-moderna. Para tanto, foram analisados os pontos de ligação entre as sociedades de consumo e a informacional (tecnológica), da mesma forma, abordou-se o surgimento dessa ideia de cultura do consumo, para posteriormente apresentar o comércio eletrônico e as suas formas de potencializar a cultura do consumo, por meio de um modelo de marketing diferenciado, que estimula o consumismo. Por fim, compreendeu-se sobre a insustentabilidade socioambiental desse modelo social e a necessidade de conscientização sobre o consumo, carecendo de uma participação Estatal nessa educação para o consumo consciente como forma de viabilizar a compatibilidade das futuras gerações na terra.

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Published

2017-12-14

How to Cite

HECKTHEUER, P. A.; PIGNANELI, G. da C. F.; HECKTHEUER, M. A. O E-COMMERCE COMO POTENCIALIZADOR DA INSUSTENTÁVEL CULTURA DO CONSUMO NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA: UM DESAFIO SOCIAMBIENTAL. Electronic Journal of Law and Politics, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1647–1669, 2017. DOI: 10.14210/rdp.v12n3.p1447-1469. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/12125. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos