SOLIDARIETÀ: UN`UTOPIA NECESSARIA
DOI:
https://doi.org/10.14210/rdp.v11n2.p1038-1044Keywords:
SOLIDARIETÀ, UTOPIA, princípio constitucionalAbstract
Stefano Rodotà, professor emérito de Direito Civil da Universidade de Roma La Sapienza, na obra “Solidarietà: un`utopia necessaria”, suscita alguns questionamentos: a Solidariedade é uma virtude dos tempos difíceis ou sentimento republicano? É um dever moral ou uma regra jurídica? A Solidariedade é um princípio constitucional? Qual a relação entre Solidariedade, cidadania e política? A partir destas indagações, a obra em questão retoma a Solidariedade sob novos primas. Chama atenção ao resgate da categoria como valor e alternativa para o enfrentamento das várias crises na pós-modernidade.
Downloads
References
PELLENZ Mayara. BASTIANI. Ana Cristina Bacega de. Solidarietà: un`utopia necessaria. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v.11, n.2, 2º quadrimestre de 2016. Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica - ISSN 1980-7791.
RODOTÀ, Stefano. Solidarietà: Un`Utopia Necessaria. Roma: Laterza, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) com o Regulamento da Revista Eletrônica Direito e Política e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que obedeçam os Direitos Autorais.