O IMPACTO DAS NORMAS DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS NOS SOCIAL CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT

Autores/as

  • Henrique Rodrigues Lelis Universidade FUMEC
  • Fernando Da Cruz Coelho Universidade FUMEC
  • Eloy Pereira lemos Junior Professor titular do doutorado, mestrado e graduação em direito da Universidade de Itaúna

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v16n3.p964-996

Palabras clave:

Direito Digital, General Data Protection Regulation, Lei Geral de Proteção de dados pessoais, Compliance Digital, Social Customer Relationship Management

Resumen

Esta pesquisa explora os efeitos que as novas leis de proteção de dados pessoais implantadas no Brasil e na União Europeia podem provocar na atividade empresarial. Para isto, foi realizado um estudo de caso entre 08 empresas que operam com Social-CRM, realizando uma análise da conformidade de seus sistemas de gestão de dados digitais com o determinado pelas de proteção de dados pessoais. Exploratória quanto ao objetivo, de natureza qualitativa, objeto tratado a partir de um estudo de caso com amostra não probabilística, coleta de dados a partir de pesquisa bibliográfica, observação assistemática e  análise de conteúdo como técnica de análise de dados. Demonstra que a efetividade da lei de proteção de dados pessoais irá depender mais de como o processo de tomada de decisão ocorre dentro das organizações do que do processo de fiscalização do estado. Que sistemas de Social-CRM e compliance digital são temas correlatos e indivisíveis e precisam operar de forma colaborativa. É um estudo transdisciplinar entre direito digital e marketing, contribuindo para uma melhor compreensão dos impactos da lei geral de proteção de dados dentro dos sistemas de gestão empresariais modernos, cada vez mais dependentes do tratamento de dados digitais pessoais para tomada de decisão estratégica. Também contribui para o amadurecimento das teorias ligadas ao compliance digital e Social-CRM, na medida que permitem a visualização de problemas legais concretos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AZURMENDI, A. Derechos Digitales De Los Menores Y Datos Masivos. Reglamento Europeo De Protección De Datos De 2016 Y La Coppa De Estados Unidos. El Profesional de la Información, [s. l.], v. 27, n. 1, p. 27–35, 2018. DOI 10.3145/epi.2018.ene.03. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=aph&AN=128404499&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 17 abr. 2020.

BAARS, Hans et al. Foundations of information security based on ISO27001 and ISO27002. Van Haren, 2015.

BARBOSA, Ricardo Rodrigues. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação & Informação, v. 13, n. 1esp, p. 1-25, 2008.

Boyd, D. M., & Ellison, N. B. (2007). Social network sites: Definition, history, and scholarship. Journal of computer‐mediated Communication, 13(1), 210-230.

CARDOSO, Leonor; GOMES, A, Duarte; REBELO, Teresa. Gestão do conhecimento: Dos dados à informação ao conhecimento. Comportamento organizacional e gestão, 2003, vol. 9, N.o 1, 55-84.

CARLOS, JOSÉ; FILHO, ALMEIDA. Direito Eletrônico ou Direito da Informática? Informática Pública vol. 7 (2): 11-18, 2005.

DA CUNHA GUIMARÃES, Antônio Márcio; GUIMARÃES, Gabriel Stagni. DIREITO DIGITAL. DIREITO INTERNACIONAL E GLOBALIZAÇÃO ECONÔMICA, v. 2, n. 02, p. 70-81, 2017.

DA SILVA, Cleber Demetrio Oliveira. Fundamentos jurídicos e tecnológicos do comércio eletrônico no Brasil. Jus Navigandi, 2006.

DAVENPORT, T. H., PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as empresas gerenciam seu capital intelectual; tradução Lenke Peres. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

DAZZI, Márcia Cristina Schivi; ANGELONI, Maria Terezinha. Compreendendo o significado de gestão do conhecimento e a importância da comunicação em seu compartilhamento - um estudo de caso. RAUnP-Ano I, n. 1, v. 1-Out. 2008/abr. 2009, p. 18, 2008.

DE OLIVEIRA, Maxwell Ferreira. Metodologia científica: um manual para a realização de pesquisas em Administração. Universidade Federal de Goiás. Catalão–GO, 2011.

DE PAIVA, Mário Antônio Lobato. Primeiras linhas em direito eletrônico. Boletín jurídico de la Universidad Europea de Madrid, n. 6, p. 11, 2003.

DE SOUZA PIMENTEL, Jose Eduardo. Introdução ao Direito Digital. Revista Jurídica da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo, v. 13, n. 1, p. 16-39, 2018.

DOVE, E. S. The EU General Data Protection Regulation: Implications for International Scientific Research in the Digital Era. Journal of Law, Medicine & Ethics, [s. l.], v. 46, n. 4, p. 1013–1030, 2018. DOI 10.1177/1073110518822003.

Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=aph&AN=134282677&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 17 abr. 2020.

EVANGELISTA, Marcos. Infodireito em 16 aulas. Manaus: Ebook, 2013.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. In: Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. 2004. p. 2012-2012.

FOLEY, Éric; GUILLEMETTE, Manon G. What is business intelligence?. International Journal of Business Intelligence Research (IJBIR), v. 1, n. 4, p. 1-28, 2010.

FULD, Leonard M. What competitive intelligence is and is not. Fuentes de información en economía y empresa, 1999.

GREENBERG, Paul. Social CRM comes of age. Sponsored by Oracle, 2009.

KOTADIA, Harish. Definition: What is Social CRM. Social CRM and Business, 2009.

LEONARDI, Marcel. Fundamentos de Direito Digital. Revista dos Tribunais. 1ª edição. 2019

Lodder, Arno R., Internet Law: A Brief Introduction (June 6, 2018). SAGE Encyclopedia of the Internet edited by Barney Warf (2018). Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=3191751

LOPES, ALAN MOREIRA. Direito Eletrônico aplicado às redes sociais. Clube de Autores, 2013.

MACIEL, Rafael Fernandes. Manual Prático sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Digital Education. 2019.

Malhotra, N. K. (2018). Marketing Research: Current State and Next Steps. Brazilian Journal of Marketing-BJMkt Revista Brasileira de Marketing–ReMark Special Issue, 17, 18-41.

MARQUES, Lidiany Kelly da Silva; VIDIGAL, Frederico. Prosumers e redes sociais como fontes de informação mercadológica: uma análise sob a perspectiva da inteligência competitiva em empresas brasileiras. Transinformação, Campinas, v. 30, n. 1, p. 1-14, Apr. 2018. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-37862018000100001&lng=en&nrm=iso>. access on 25/03/2020.

MARQUES, Margarida Almeida; COSTA, Carlos J. Social CRM analytics. In: 2018 13th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI). IEEE, 2018. p. 1-6.

MONTEIRO, Nabor Alves; FALSARELLA, Orandi Mina. Um modelo de gestão da informação para aprendizagem organizacional em projetos empresariais. Perspectivas em ciência da informação, v. 12, n. 2, p. 81-97, 2007.

MOSADEGH, Mohammad Javad; BEHBOUDI, Mehdi. Using social network paradigm for developing a conceptual framework in CRM. Australian Journal of Business and Management Research, v. 1, n. 4, p. 63, 2011.

PINHEIRO, Patricia Peck. Direito digital. Saraiva, 2009.

PINHEIRO, Patricia Peck. Proteção de Dados Pessoais: Comentários à Lei n. 13.709/2018 -LGPD. Saraivajur. 2020.

PIPER, A. GDPR’ s Global Reach. Internal Auditor,[s. l.], v. 76, n. 2, p. 24–29, 2019. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=bsh&AN=135785018&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 17 abr. 2020.

PIRTTIMAKI, V. H. Conceptual analysis of business intelligence. South African journal of information management, v. 9, n. 2, p. 1-1, 2007.

RANJAN, Jayanthi. Business intelligence: Concepts, components, techniques and benefits. Journal of Theoretical and Applied Information Technology, v. 9, n. 1, p. 60-70, 2009.

Recuero, Raquel Diga-me com quem falas e dir-te-ei quem és: a conversação mediada pelo computador e as redes sociais na internet. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia [en linea]. 2009, (38), 118-128[fecha de Consulta 28 de Diciembre de 2019]. ISSN: 1415-0549. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=495550194016

REINHOLD, Olaf; ALT, Rainer. The Role of Social CRM in Social Information Systems: Findings from Four Case Studies. In: Proceedings of the 52nd Hawaii International Conference on System Sciences. 2019.

RÉVILLION, Anya Sartori Piatnicki. A utilização de pesquisas exploratórias na área de marketing. Revista Interdisciplinar de Marketing, v. 2, n. 2, p. 21-37, 2003.

SILVA, Valdenis Souza et al. Convergência da inteligência competitiva com construção de visão de futuro: proposta metodológica de sistema de informação estratégica (SIE). 2001.

Siriwardana, A., & Dissanayake, D. M. R. (2018). Social Customer Relationship Management (SCRM) in Contemporary Business Era. International Journal Business and Management Invention (IJBMI), 7(9), 59-64.

TUNICK, David C. Computer Law: An Overview. Loy. LAL Rev., v. 13, p. 315, 1979.

TURATO, Egberto Ribeiro. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública, São Paulo , v. 39, n. 3, p. 507-514, June 2005 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000300025&lng=en&nrm=iso>. access on 17 Apr. 2020.

VALENTIM, Marta Lígia Pomim et al. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 3, n. 4, p. 1-13, 2002.

VERITAS TECHNOLOGIES. Veritas Prepara a las Organizaciones para el Nuevo y Complejo Reglamento General Europeo sobre la Protección de los Datos (General Data Protection Regulation, GDPR). Business Wire (Español),[s. l.], 2016 dez. 5DC. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=bwh&AN=bizwire.c68542670&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 17 abr. 2020.

YAWISED, Kritcha; ELLIS, Leonie; WONG, Ming Chao. A framework for the adoption of social customer relationship management (scrm) by private sector. Asian Journal of Science and Technology, v. 9, n. 4, p. 7844-7851, 2018.

ZANATTA, Rafael AF. Proteção de dados pessoais como regulação de risco: uma nova moldura teórica?. ANAIS Rede 2017, p. 175, 2017.

Publicado

2021-12-20

Cómo citar

LELIS, H. R.; COELHO, F. D. C.; LEMOS JUNIOR, E. P. O IMPACTO DAS NORMAS DE PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS NOS SOCIAL CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 964–996, 2021. DOI: 10.14210/rdp.v16n3.p964-996. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/18280. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos