• Resumo

    JUSTIÇA E MISERICÓRDIA: REFLEXÕES FILOSÓFICAS SOBRE A PUNIÇÃO NO DIREITO

    Data de publicação: 13/12/2017

    A misericórdia é uma virtude estritamente teológica ou constitui-se, também, em valor determinante na atribuição da justiça. Procura-se, neste texto, analisar as relações da misericórdia com a justiça e, especificamente, como deve servir de critério na punição do culpado.

  • Referências

    AQUINO, Tomas de (2003). Suma Teológica I. Trad. Carlos–Josaphat Pinto de Oliveira, OP. São Paulo: Edições Loyola.

    ARISTOTE (1990). Éthique à Nicomaque.Trad. J.Tricot. Paris: Librairie Philosophique J.VRIN.

    COSTAS DOUZINAS (2009). O Fim dos Direitos Humanos. Trad. Luzia Araujo. São Leopoldo, RS: Editora UNISINOS.

    DELMAS-MARTY, Mireille (1994). Pour un droit commun. Paris: Seuil.

    GEARTY, Conor (2006). Can Human Rights Survive? Cambridge: Cambridge University Press.

    GROTIUS, Hugo (1925). Del Derecho de la Guerra y de la Paz (cap. XVII, I. 1). Trad. Jaime Torrubiano Rippoll. Madrid: Editorial Réus.

    JASPERS, Karl (1948). La Culpabilité allemande. Paris: Éditions de Minuit.

    JULIEN, François (2001). Fundar a moral. Diálogo de Mêncio com um filósofo das Luzes. Trad. Maria das Graças de Souza. São Paulo: Discurso Editorial.

    ______ (2009). O diálogo entre as culturas. Do universal ao multiculturalismo. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Zahar.

    KANT, Immanuel (2009). Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Trad., introd. e notas de Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial e Editora Barcarolla.

    KASPER, Walter (2015). A Misericórdia, condição fundamental do evangelho e chave da vida cristã. São Paulo: Edições Loyola.

    LALANDE, André (1962). Vocabulaire Technique et Critique de la Philosophie. Paris: Presses Universitaires de France.

    LAU, D.C (2004). Introduction Mencius. London: Penguin Books.

    LEVINAS, Emmanuel (1991). Autrement qu´être ou au-delà de l`essence. Paris: Le livre de poche.

    MENCIUS (2004). Mencius. Trad.D.C.Lau. London: Penguin Books.

    OST, François (1999). Le Temps du Droit. Paris: Éditions Odile Jacob.

    RAWLS, John (1969). “Two concepts of rules”, in The Philosophy of Punishment, A Collection of Papers edited by H B ACTON. London: Macmillan and Co.

    RICÅ’UR, Paul (1995). Le juste. Paris: Editions Esprit.

    SCHOPENHAUER. A (1966). On the Basis of Morality. Indianapolis: Hacket.

    SMART, A (1969). “Mercy” in The Philosophy of Punishment, A Collection of Papers edited by H B ACTON. London: Macmillan and Co.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal