• Resumo

    EM DEFESA DA VIDA: UM OLHAR INTEGRANDO HANNAH ARENDT, ECOLOGIA INTEGRAL E CULTURA BÍBLICO-HEBRAICA

    Data de publicação: 22/09/2020
    A questão problematizadora ao tema central do artigo se delimita nesta pergunta: Qual é o núcleo temático pelo qual se relaciona a cultura bíblico-hebraica, Hannah Arendt e Ecologia Integral, tendo a defesa da vida como o horizonte dessa relação? Como resposta, foca-se na diversidade e na pluralidade como núcleos temáticos para estabelecer esta relação. Centra-se na interação, na interdependência e na inter-relação do diverso e do plural como determinantes para a defesa da vida em sua dimensão e sentido lato (amplo) e stricto (restrito), ao mesmo tempo. Aponta-se Ecologia Integral como um conceito e uma categoria de compreensão que emerge num novo paradigma científico, em que não se compreende apenas pela analysis, que pressupõe separação, disjunção e o controle do conhecido, para poder explicar o que se conhece pela disjunção, mas se pressupõe relações que não se disjuntam. Este paradigma projeta desafios ao Direito.
  • Referências

    ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo: Antissemitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

    ARENDT, Hannah. Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. Traduzido por José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

    ARENDT, Hannah. Da violência. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

    ARENDT, Hannah. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.

    ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

    BOFF, Leonardo. A encíclica do Papa Francisco não é “verde”, é integral. In: MURAD, Afonso; TAVARES, Sinivaldo Silva (org.). Cuidar da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2017.

    BRIGHENTI, Agenor. A evolução do conceito de ecologia no Ensino Social da Igreja. Da Rerum Novarum à Laudato Si’. In: MURAD, Afonso; TAVARES, Sinivaldo Silva (org.). Cuidar da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2017.

    DERRIDA, Jacques. Torres de Babel. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

    DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.

    CERVI, Jacson Roberto; HAHN, Noli Bernardo. A terra pede paz – a emergência do paradigma do cuidado e a superação do paradigma da conquista. In: Revista Internacional de Direito Ambiental. Caxias do Sul: Plenum, n. 15, p.95-116, set/dez. 2016.

    CERVI, Jacson Roberto; HAHN, Noli Bernardo. O Cuidado e a Ecologia Integral. In: Direitos Culturais, Santo Ângelo, v.12, n.27, p. 149-172, maio/ago. 2017.

    JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.

    HEIDEGGER, Martin. Serenidade, 1955. Disponível em: www.consciencia.org/heideggerisabel.shtml Acesso em 20.ago.2018.

    MAÇANEIRO, Marcial. A ecologia como parâmetro para a ética, a política e a economia. In: MURAD, Afonso; TAVARES, Sinivaldo Silva (org.). Cuidar da casa comum. São Paulo: Paulinas,

    MORIN, Edgar,. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 16. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

    MORIN, Edgar; ALEXANDRE, Maria D.; DÓRIA, Maria Alice Sampaio. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

    MORIN, Edgar. O desafio do século XXI: religar os conhecimentos. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

    MORIN, Edgar,; PENA-VEGA, Alfredo. O pensar complexo: Edgar Morin e a crise da modernidade. 2. ed. Rio de Janeiro: Garamond, 1999.

    OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro de. A difícil integração humana na comunidade de vida da Terra. In: MURAD, Afonso; TAVARES, Sinivaldo Silva (org.). Cuidar da casa comum. São Paulo: Paulinas, p.90-102.

    PAPA Francisco. Carta Encíclica Laudato Si`. Sobre o cuidado da casa Comum. Roma: Tipografia Vaticana, 2015.

    SUSIN, Luiz Carlos. Conversão ecológica: “conversão da conversão”. In: MURAD, Afonso; TAVARES, Sinivaldo Silva (org.). Cuidar da casa comum. São Paulo: Paulinas, p. 40-51.

    TOURAINE, Alain. O mundo das mulheres. Petrópolis: Vozes, 2007.

    TOURAINE, Alain. A busca de si. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Ltda, 2004.

    VATTIMO, Gianni. Adeus à verdade. Petrópolis: Vozes, 2009.

    VATTIMO, Gianni; GIRARD, René. Cristianismo e Relativismo: Verdade ou fé frágil? Aparecida: Santuário, 2006.

    WOLFF, Hans Walter. Antropologia do Antigo Testamento. São Paulo: Hagnos, 1973.

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal