AS ASSIMÉTRICAS TRAJETÓRIAS INSTITUCIONAIS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA QUESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Autores

  • Thami Covatti Piaia Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v9n2.p1051-1075

Palavras-chave:

Path dependence, Instituições, Inovação tecnológica

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em demonstrar, historicamente e normativamente, quais são as trajetórias institucionais, que permitem inovações. Tomaremos como exemplo, o caso das assimétricas trajetórias da institucionalização da inovação tecnológica no Brasil e nos Estados Unidos e de como as instituições brasileiras, formais e informais, influenciaram a path dependence da inovação tecnológica no Brasil e, que em decorrência disso, o processo de institucionalização da inovação tecnológica ainda está em construção no Brasil, diferentemente dos Estados Unidos, onde a Matriz Institucional formada é bem distinta, fazendo com que este país ocupe posição de destaque no cenário internacional no tocante à inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PIAIA, T. C. AS ASSIMÉTRICAS TRAJETÓRIAS INSTITUCIONAIS NO BRASIL E NOS ESTADOS UNIDOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA QUESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1051–1075, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v9n2.p1051-1075. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/6042. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos