A FUNDAMENTAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS AMPARADAS EM PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS: NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DO SENSO COMUM TEÓRICO NO BRASIL

Autores

  • Cesar Luiz Pasold Univali
  • Sandra Krieger Gonçalves Univali
  • Pablo Dietrich Furb

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v9n3.p1938-1968

Palavras-chave:

Senso Comum Teórico, Decisão Judicial, Princípios Constitucionais.

Resumo

Em razão do exercício do poder jurisdicional e seu alargamento constante, o Poder Judiciário intervém cada vez mais nas relações jurídicas, seja para extingui-las, seja para constitui-las ou, por fim, seja para modificá-las. Para o estudo do tema, divide-se esta abordagem em duas vertentes. A primeira, que expõe o que integra o senso comum teórico no Brasil por conta de recepções teóricas equivocadas e que podem gerar consequências perniciosas às decisões judiciais em um Estado Democrático de Direito. Na segunda, destacam-se decisões que têm por intuito estabelecer – ao menos por amostragem não aleatória e a título ilustrativo – o que os fenômenos diagnosticados por juristas têm significado quando aludem a alguns dos direitos fundamentais e princípios relacionados ao Direito à Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

PASOLD, C. L.; KRIEGER GONÇALVES, S.; DIETRICH, P. A FUNDAMENTAÇÃO DAS DECISÕES JUDICIAIS AMPARADAS EM PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS: NECESSIDADE DE SUPERAÇÃO DO SENSO COMUM TEÓRICO NO BRASIL. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 1938–1968, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v9n3.p1938-1968. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/6765. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos