CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO E A EVOLUÇÃO CONSTITUCIONAL BRASILEIRA

Autores

  • Juliana Delfim Silveira UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí
  • Clovis Demarchi UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v3n1.p456-473

Palavras-chave:

1, Educação. 2, Direito 3, Constituição

Resumo

O objeto do presente artigo é a relação entre o Estado e a Educação no Brasil. O objetivo geral é o de tecer algumas considerações sobre a relação Educação e a evolução   Constitucional   brasileira.   como   objetivos   específicos   têm-se:   a) Identificar os conteúdos sobre o direito à educação nas constituições do Brasil; b) Verificar como se deu a evolução da educação através da evolução constitucional brasileira; c) Averiguar  até que ponto a garantia à educação implica também a garantia de um Estado que possibilite a sua oferta. O artigo está dividido em seis itens,  a  saber:  1  Considerações  sobre  a   Educação  no  Brasil  colonial.  2 Considerações sobre a educação no Brasil império. 3  Considerações sobre a Educação na primeira república. 4 Considerações sobre a educação na segunda república. 5 Considerações sobre a educação no Brasil pós 2ª guerra mundial até a  Constituição  de  1988.  6  Considerações sobre  a  educação  no  Brasil  pós- constituição de 1988. O método utilizado foi o indutivo com auxílio das técnicas do referente, conceito operacional e categorias.

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Publicado

19-05-2015

Como Citar

DELFIM SILVEIRA, J.; DEMARCHI, C. CONSIDERAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO E A EVOLUÇÃO CONSTITUCIONAL BRASILEIRA. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 456–473, 2015. DOI: 10.14210/rdp.v3n1.p456-473. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/7461. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos