INTERPRETAÇÃO CONFORME A CONSTITUIÇÃO NA ADI 4277
DOI:
https://doi.org/10.14210/rdp.v8n1.p348-364Palabras clave:
Interpretação conforme à constituição, ADI 4277, Ativismo judicial.Resumen
Este artigo possui o escopo de retratar a aplicação da interpretação conforme a constituição na ADI 4277 referente ao reconhecimento da união homoafetivacomo entidade familiar. Com o estudo que se segue, procurou-se descortinar a implícita finalidade judiciária de usurpar e desrespeitar a obra legislativa ao exercer o famigerado ativismo judicial. O presente artigo se justifica pela relevância presente no tema exposto e pela necessidade de se demonstrar a desproporção existente entre a colocação doutrinária da interpretação conforme e sua aplicação prática. O trabalho desenvolvido compõe-se de:
abarcamento teórico acerca da interpretação em tela; síntese da Ação Direta de Inconstitucionalidade 4277; demonstração da interpretação conforme atribuída ao caso pelo Supremo Tribunal Federal e crítica ao emprego da técnica hermenêutica supratranscrita seguida de suas implicações.
Descargas
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Na qualidade de autor(es) da colaboração, original e inédita, sobre o qual me(nos) responsabilizo(amos) civil e penalmente pelo seu conteúdo, após ter lido as diretrizes para autores, concordado(amos) com o Regulamento da Revista Eletrônica Direito e Política e autorizo(amos) a publicação na rede mundial de computadores (Internet), permitindo, também, que sua linguagem possa ser reformulada, caso seja necessário, sem que me(nos) seja devido qualquer pagamento a título de direitos autorais, podendo qualquer interessado acessá-lo e/ou reproduzi-lo mediante download, desde que obedeçam os Direitos Autorais.