A EDUCAÇÃO E O PODER JUDICIÁRIO: A BUSCA POR VAGAS EM ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL

Autores/as

  • Adriana Duarte de Souza Carvalho UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v9n1.p431-449

Palabras clave:

Judicialização da política, Constituição de 1988, Direitos sociais, Vagas em escolas públicas, Jurisprudência.

Resumen

O objetivo desse artigo é discutir o fenômeno do controle judicial de políticas públicas em Educação. A hipótese é a de que o modelo de democracia institucionalizado pela Constituição de 1988, fundamentado em direitos sociais, tenha demandado uma nova leitura da separação de poderes, desencadeando a chamada judicialização da política. Esse estudo será realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental: primeiramente será apresentada uma análise da Constituição de 1988 e, depois, a jurisprudência produzida pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul será estudada em relação à busca de vagas em escolas públicas. Por meio dessa análise pretende-se demonstrar que o modelo de tripartição de poderes, baseado na total interdependência de funções, não foi possível de ser concretizado no Brasil, devido à incapacidade do Legislativo e do Executivo em efetivar direito sociais. Como conseqüência, o Judiciário passa a desempenhar funções legislativas, o que dá início à judicialização da política.

 

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Cómo citar

CARVALHO, A. D. de S. A EDUCAÇÃO E O PODER JUDICIÁRIO: A BUSCA POR VAGAS EM ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 431–449, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v9n1.p431-449. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/5762. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos