EVOLUÇÃO DAS ORCRIM NA AMAZÔNIA E AS IMPLICAÇÕES PARA O TERRITÓRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v20n2.p356-378

Palavras-chave:

Organização Criminosa, Território, Amazônia, Impactos

Resumo

Contextualização: O estudo explora as complexidades das organizações criminosas (ORCRIM) e seu impacto no território da Amazônia brasileira, evidenciando como a geografia e a infraestrutura regional facilitam o narcotráfico e outras atividades ilegais. A região amazônica, com sua vasta extensão e fronteiras porosas, serve como uma rota estratégica para o tráfico de drogas, afetando significativamente o desenvolvimento local e a segurança nacional. Este cenário contribui para conflitos territoriais e implicações econômicas, desafiando as políticas de segurança pública e a soberania nacional.

Objetivos: o foco principal é investigar os impactos que as organizações criminosas exercem sobre o território da Amazônia brasileira; mapear as rotas e redes do crime organizado na região; desmistificar a crença de que o narcotráfico contribui economicamente para o desenvolvimento local e examinar os conflitos territoriais induzidos por essas atividades ilícitas.

Metodologia: pesquisa básica, qualitativa, fundamentada em estudos bibliográficos e documentais, incluindo a análise de literatura existente e de documentos relevantes para compreender as dinâmicas do crime organizado na Amazônia, bem como os impactos dessas atividades no território.

Resultados: demonstrou que o narcotráfico não promove o desenvolvimento econômico regional, mas sim fomenta instabilidade e desigualdade. Revela que a Amazônia é uma rota crucial para o tráfico de drogas andinas, exacerbando conflitos territoriais e complicando a gestão de segurança nacional nas fronteiras. Os resultados do estudo destacam a necessidade urgente de abordagens coordenadas e eficazes no combate ao crime organizado na região, considerando suas amplas implicações territoriais e econômicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlen José Silva de Souza, Escola da Magistratura do Estado de Rondônia

Pós-Doutor em Direito Penal pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Docente da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia.

Sérgio William Domingues Teixeira, Escola da Magistratura do Estado de Rondônia

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS / 2014-2018); Mestre em Direito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Direito-Rio / 2006-2008); Juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Glodner Luiz Pauletto, Escola da Magistratura do Estado de Rondônia

Mestre em Direito no Mestrado Interinstitucional (Minter-PCI) em Direito UERJ/EMERON. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Carlos (1987). Atualmente é Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Especialização em Estudos Avançados sobre Crime Organizado e Corrupção. Atuação nas áreas Cível, Eleitoral e Penal.

Referências

ARRIGHI, Giovanni. The long twentieth century: Money, power, and the origins of our times. verso, 1994.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. 2005. Tese de Doutorado. Universidade Aberta.

COUTO, Aiala Colares. A GLOBALIZAÇÃO PERVESA: MIGRAÇÕES INTERNACIONAIS E REDES ILEGAIS NA AMAZÔNIA.

COUTO, Aiala Colares. Ameaça e caráter transnacional do narcotráfico na Amazônia brasileira. Confins. Revue franco-brésilienne de géographie/Revista franco-brasilera de geografia, n. 44, 2020.

COUTO, Aiala Colares. Conectividade e territórios em rede do narcotráfico na Amazônia brasileira. GeoTextos, 2019.

DE FREITAS SOUSA, Micheline T. O Narcotráfico, o Crime Organizado Internacional, a segurança das hidrovias e recursos estratégicos na Região Amazônica. O que as FA têm a ver com isso?

FRAMENTO, Rodrigo de Souza. A degradação da paz no norte do Brasil: um exame a partir da violência entre Primeiro Comando da Capital (PCC) e Família do Norte (FDN). 2018.

MACHADO, Lia Osorio. O comércio ilícito de drogas e a geografia da integração financeira: uma simbiose. Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, v. 202, 1996.

MACHADO, Lia Osório. Notas sobre o complexo coca–cocaína na Amazônia sul-Americana. Relatório CNPq/FINEP, 1998.

MACHADO, Lia Osório et al. Região, cidades e redes ilegais. Geografias alternativas na Amazônia Sul, 2002.

MANWARING, Max G. A contemporary challenge to state sovereignty: Gangs and other illicit transnational criminal organizations in Central America, El Salvador, Mexico, Jamaica, and Brazil. Strategic Studies Institute, US Army War College, 2007.

RAFFESTIN, Claude; SANTANA, Octavio Martín González. Por una geografía del poder. Zamora: El colegio de Michoacán, 2011.

RODRIGUES, Thiago. Narcotráfico e militarização nas Américas: vício de guerra. Contexto Internacional, v. 34, p. 9-41, 2012.

SANTANA, Adalberto. A globalização do narcotráfico. Revista Brasileira de Política Internacional, n. 42, v. 2, p. 99-116, 1999

SOUSA, Micheline Teixeira de Freitas. Crime Organizado Transnacional na Amazônia Brasileira: O que as Forças Armadas têm a ver com isso?. 2022.

TORANZO ROCA, Carlos. Economía informal, economía ilícita: el rol del narcotráfico. Economía informal y narcotráfico. La Paz: Ildis, 1991.

UNITED NATIONS OFFICE ON DRUGS AND CRIME - UNODC. About UNODC. [S.l.], 2021. Disponível em: https://www.unodc.org/unodc/en/data-and-analysis/wdr2021.html

Publicado

29-08-2025

Como Citar

SILVA DE SOUZA, Arlen José; WILLIAM DOMINGUES TEIXEIRA, Sérgio; LUIZ PAULETTO, Glodner. EVOLUÇÃO DAS ORCRIM NA AMAZÔNIA E AS IMPLICAÇÕES PARA O TERRITÓRIO. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 356–378, 2025. DOI: 10.14210/rdp.v20n2.p356-378. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/20240. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos