• Resumo

    REFUTAÇÕES ÀS CRÍTICAS À TESE DA RESPOSTA CERTA A PARTIR DA ABORDAGEM SISTEMÁTICA DO PENSAMENTO DWORKINIANO

    Data de publicação: 13/12/2017
    O presente ensaio examina a conhecida e controversa tese de Ronald Dworkin sobre a existência de um resposta certa em casos difíceis. Esse ponto, em particular, tem despertado críticas de teóricos de vários matizes. O presente texto pretende demonstrar que boa parte dessas críticas está sustentada em uma má compreensão do projeto de Dworkin como um todo e, especialmente, quanto ao que ele tem em mente ao propor que casos difíceis, isto é, casos que não possuam um padrão normativo claro e incontroverso a ser aplicado, e por isso exijam o recurso aos princípios como desdobramento das questões de moralidade política podem e devem ter uma única solução correta.
  • Referências

    BILLIER, Jean Cassien; Maryoli, Aglae. História da Filosofia do Direito. Barueri-SP: Manole. 2005.

    CAPLAN, Russell l. Professor Dworkin’s jurisprudence. The American Journal of Jurisprudence. V. 22. 1977. DWORKIN, Ronald. Levando os Direitos a Sério. São Paulo: Martins Fontes. 2002.

    ______. Uma questão de Princípio. São Paulo: Martins Fontes.2000.

    ______. Seven critics. GEORGIA LAW REVIEW. V 11. 1977. P. 1250.

    GUEST, Stephen. Ronald Dworkin. Rio de Janeiro. Elsevier. 2010.

    HORAN, Patrick. Exposing hercules’ achilles heel: Dworkin and the single right answer thesis. Trinity College Law Review. V.9. 2006.

    LUIZZI, Vincent. Taking Dworkin Seriously. University of Western Ontario Law Review. V. 19, Number 1. 1981

    MACEDO JR. Ronaldo Porto. Do Xadrez à Cortesia Dworkin e a Teoria do Direito Contemporanea. São Paulo: Saraiva. 2014.

    MALIK, Billal. Moral Truth and Sense: Questioning Dworkin’s ‘One Right Answer’. University College London Jurisprudence Review. V.14. 2008.

    MORRISON, Wayne. Filosofia do Direito. São Paulo: Martins Fontes. 2006.

    REYNOLDS, Noel B. Dworkin as Quixote. University of Pennsylvania Law Review. V. 123. 1974.

    SUNSTEIN, Cass. The Partial Constitution. Cambridge: Harvard University Press. 1994

    WOODMAN, Gordon. Dworktn’s “right answer” thesis and a case-study on the leasehold reform act the frustration of legislative intent. The Modern Law Review. V 45 No. 2. March

Novos Estudos Jurí­dicos

A revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ), Qualis A1 Direito, é um periódico científico quadrimestral, com publicações ininterruptas desde 1995, nos meses de Abril, Agosto e Dezembro. Sua missão é promover o aprimoramento dos estudos na área do Direito, especialmente nas seguintes linhas: “Constitucionalismo e Produção do Direito”, “Direito, Jurisdição e Inteligência Artificial” e “Direito Ambiental, Transnacionalidade e Sustentabilidade”.

A NEJ é um dos periódicos científicos da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI (conceito CAPES 6), cursos de Mestrado e Doutorado.

O periódico oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. 

A visão da revista Novos Estudo Jurídicos (NEJ) consiste na publicação de artigos e relatos de pesquisas inéditos de autoria de docentes, discentes e pesquisadores, estimulando os debates críticos e éticos sobre assuntos relacionados aos temas que compõem sua Linha Editorial.

Access journal