A INFLUÊNCIA DAS DECISÕES DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA NO SISTEMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E O ACESSO À JUSTIÇA

Autores

  • Ana Clara Caldeira Batista Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros/MG

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v8n3.p1825-1851

Palavras-chave:

Juizados Especiais, Recursos, Reclamação Constitucional, Uniformização de Jurisprudência.

Resumo

Este artigo possui como objetivo analisar o sistema recursal dos Juizados Especiais estaduais, sob a perspectiva da jurisprudência do STJ, imprescindível para regular a matéria recursal e suprir as lacunas da Lei 9.099/95. Isso ficou evidente através da análise dessas espécies recursais e das peculiaridades que envolvem os Juizados, em especial, a impossibilidade de interposição de recurso especial. O fato da inexistência de órgão uniformizador das decisões divergentes proferidas pelas Turmas Recursais abriu precedente para a edição da Resolução 12/2009 do STJ. Uma das importantes inovações nesse contexto se deu a partir da Lei 12.153/09, que admitiu o pedido de uniformização da jurisprudência nos Juizados Especiais e ensejou a criação de Turmas de Uniformização de Jurisprudência pelos Estados. Essas alterações no contexto jurídico, através da adoção de novas técnicas, objetivam evitar a procrastinação das demandas judiciais em razão da ineficiência judiciária. Portanto, objetiva-se demonstrar a necessidade da aplicação da jurisprudência do STJ na sistemática dos Juizados, tanto para suprir as omissões legislativas quanto para garantir maior segurança jurídica aos jurisdicionados.

Downloads

Como Citar

BATISTA, A. C. C. A INFLUÊNCIA DAS DECISÕES DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA NO SISTEMA RECURSAL DOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS E O ACESSO À JUSTIÇA. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1825–1851, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v8n3.p1825-1851. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/5431. Acesso em: 17 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos