A TUTELA JURÍDICA DAS TRABALHADORAS EM DESTACADAS FONTES ORIGINÁRIAS, DERIVADAS E JURISIPRUDENCIAIS DO ORDENAMENTO JURÍDICO COMUNITÁRIO E DA UNIÃO EUROPEIA

Autores

  • Roseana de Alencar de Araújo Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI
  • Carlo Calvieri Università Degli Studi di Perugia, Itália - UNIPG

DOI:

https://doi.org/10.14210/nej.v19n4.p1305-1339

Palavras-chave:

União Europeia. Direito Comunitário. Direito da União Europeia. Igualdade de Gênero

Resumo

O artigo enfoca, panoramicamente, aspectos da História e da configuração da União Europeia, bem como a identificação do Ordenamento Jurídico Comunitário e Unionense, com vistas à análise da proteção conferida às trabalhadoras in-tegrantes desse espaço econômico, social, político e jurídico. Nessa perspectiva, identificou-se que o Direito Comunitário, e posteriormente o da União Europeia, em suas principais fontes originárias e derivadas, confere uma tutela jurídica específica às Trabalhadoras naquele espaço econômico, político e jurídico. Agregou-se, como resultado, a verificação de uma tendência, na dinâmica jurisprudencial do Tribunal de Justiça da União Eu-ropeia, de afirmação de uma tutela jurídica específica às trabalhadoras, por meio da aplicação do Princípio da Igualdade de Gênero, identificada na análise de casos concretos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

DE ALENCAR DE ARAÚJO, R.; CALVIERI, C. A TUTELA JURÍDICA DAS TRABALHADORAS EM DESTACADAS FONTES ORIGINÁRIAS, DERIVADAS E JURISIPRUDENCIAIS DO ORDENAMENTO JURÍDICO COMUNITÁRIO E DA UNIÃO EUROPEIA. Novos Estudos Jurí­dicos, Itajaí­ (SC), v. 19, n. 4, p. 1305–1339, 2014. DOI: 10.14210/nej.v19n4.p1305-1339. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/nej/article/view/6707. Acesso em: 19 dez. 2024.