OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO ACESSO À JUSTIÇA E DA RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO: Uma análise da efetivação dessas garantias no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis

Autores

  • João Batista Lazzari Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.14210/rdp.v8n1.p321-347

Palavras-chave:

Acesso à Justiça. Globalização, Juizados Especiais Cíveis, Razoável Duração do Processo, Princípios Constitucionais.

Resumo

Este artigo trata da reforma do Poder Judiciário no Brasil em decorrência da Globalização com objetivo de tornar o Sistema de Justiça mais acessível, ágil e efetivo. Examina os Princípios Constitucionais do Acesso à Justiça e da Razoável Duração do Processo e seus obstáculos. Analisa o funcionamento dos Juizados Especiais Cíveis com a finalidade de avaliar a sua adequação quanto aos aspectos da acessibilidade e celeridade processual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LAZZARI, J. B. OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO ACESSO À JUSTIÇA E DA RAZOÁVEL DURAÇÃO DO PROCESSO: Uma análise da efetivação dessas garantias no âmbito dos Juizados Especiais Cíveis. Revista Eletrônica Direito e Política, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 321–347, 2014. DOI: 10.14210/rdp.v8n1.p321-347. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/rdp/article/view/5502. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos