• e-ISSN: 1984-7114 | ISSN: 1519-8227

Portal de Periódicos

  • Home
  • Idioma
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español (España)
  • Pesquisa
  • Cadastro
  • Acesso

Portal de Periódicos

  • Home
  • Cadastro
  • Acesso
  • Idioma
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español (España)

Pesquisa

Revista Contrapontos

  • Cadastro
  • Acesso

Portal de Periódicos

  • Home
  • Cadastro
  • Acesso
  • Idioma
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español (España)

Pesquisa

  • Revista
  • Atual
  • Arquivos
  • Anúncios
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
  • Perfil do Impacto
  • Parecereistas Ad Hoc
  • Informações
    • Para Leitores
    • Para Autores
    • Para Bibliotecários
  • Edição atual
  • Práticas e Pesquisa sobre o processo de implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos

    Maio - Agosto de 2011

    ISSN: 1984-7114

    Selecione a seção para navegar pelos textos que deseja:

    Notas Iniciais
    Editorial
    Artigos
    Reflexões Acadêmicas
    Resenhas

    Notas Iniciais

    Sumário

    p. 109-111

    PDF


    Editorial

    Editorial

    Comissão Editorial
    p. 112-114

    PDF


    Artigos

    “TEMOS CINCO ANOS”: um registro sobre a antecipação da idade na implantação do ensino fundamental de nove anos no oeste do Paraná

    Flavia Anastacio de Paula, Flaviana Demenech
    p. 115-124

    PDF


    ENSINO DE NOVE ANOS, SENTIDOS E SIGNIFICADOS: contribuições da teoria histórico-cultural

    Adriana de Fátima Franco, Jéssica Godói
    p. 125-133

    PDF


    O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS OBRIGATÓRIOS EM MINAS GERAIS: questões e tensões

    Magali Reis, Sueli Machado Pereira de Oliveira
    p. 134-142

    PDF


    A CRIANÇA DE SEIS ANOS NA ESCOLA: é hora de brincar ou de estudar?

    Ágatha Marine Pontes Marega, Marta Sueli de Faria Sforni
    p. 143-151

    PDF


    PROFESSORES E CRIANÇAS NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: desafios e expectativas

    Aliandra Cristina Mesomo Lira, Andréia de Fátima Melo Machado, Cristienne Caroline Souza de Oliveira Fassini
    p. 152-160

    PDF


    ESPAÇO SOCIAL E ESPAÇO ESCOLAR: interfaces e contradições no contexto do ensino fundamental de 9 anos

    Antonia Almeida Silva, Leomárcia Oliveira Caffé Uzêda, Tamar Antunes de Almeida
    p. 161-169

    PDF


    REGULAÇÃO DO CURRÍCULO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS

    Zenilde Durli, Marilda Pasqual Schneider
    p. 170-178

    PDF


    ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010

    Gabriela Medeiros Nogueira, Eliane Teresinha Peres
    p. 179-187

    PDF


    ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: mapeamento e análise de dissertações e teses

    Dirléia Fanfa Sarmento, Gilberto Ferreira da Silva, Evaldo Luis Pauly
    p. 188-198

    PDF


    A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

    Vera Lúcia Chacon Valença
    p. 199-206

    PDF


    ALGUNS ASPECTOS PARA SE PENSAR A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: o estatuto epistêmico e social da ciência

    Rosa Maria Corrêa das Neves, Siomara Borba
    p. 207-214

    PDF


    ESTRATÉGIAS VOCAIS PARA O SUCESSO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA

    Malak Moustapha Sabeur
    p. 215-227

    PDF


    Reflexões Acadêmicas

    O ANTIJESUITISMO NO SÉCULO XVIII: uma análise do verbete jésuite da Encyclopédie iluminista

    Cézar de Alencar Arnaut de Toledo, Vanessa Campos Mariano Ruckstadter
    p. 228-235

    PDF


    Resenhas

    ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

    Lidia Silva Vaz e Vaz, Elvira Cristina Martins Tassoni
    p. 236-238

    PDF


Idioma

  • English
  • Español (España)
  • Português (Brasil)

Informações

  • Para Leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários

Topo
  • Home
  • Cadastro
  • Acesso
  • Perguntas Frequentes

Portal de Periódicos da Univali

O Portal de Periódicos da Universidade do Vale do Itajaí – Univali teve sua origem em 2008, fruto da visão pioneira de um grupo de editores apoiados pela Editora da Univali. Até 2022, o Portal abrigou 26 periódicos, incluindo revistas e Anais de Congressos.   A partir de 2023, a Biblioteca Comunitária do Campus Itajaí passou a coordenar o Portal, com o suporte da Gerência de Pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, em colaboração com um Conselho Editorial.   Seu objetivo principal é divulgar a produção científica de docentes e discentes, especialmente dos Programas de Pós-graduação. Além disso, promove acesso facilitado, visibilidade e apoio aos editores dos periódicos, com 20 deles atualmente hospedados, usando a plataforma Open Journal Systems (OJS) para gerenciamento eficiente.   O Portal de Periódicos da Univali é um espaço valioso para disseminação do conhecimento, enriquecendo o ambiente acadêmico da instituição e a comunidade.

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados | Política de Cookies | Política de Privacidade

Tema OJS exclusivo desenvolvido com ♥ pela GeniusDesign.