• e-ISSN: 1984-7114 | ISSN: 1519-8227

Portal de Periódicos

  • Home
  • Idioma
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español (España)
  • Pesquisa
  • Cadastro
  • Acesso

Portal de Periódicos

  • Home
  • Cadastro
  • Acesso
  • Idioma
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español (España)

Pesquisa

Revista Contrapontos

  • Cadastro
  • Acesso

Portal de Periódicos

  • Home
  • Cadastro
  • Acesso
  • Idioma
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español (España)

Pesquisa

  • Revista
  • Atual
  • Arquivos
  • Anúncios
  • Sobre
    • Sobre a Revista
    • Submissões
    • Equipe Editorial
    • Declaração de Privacidade
    • Contato
  • Perfil do Impacto
  • Parecereistas Ad Hoc
  • Informações
    • Para Leitores
    • Para Autores
    • Para Bibliotecários
  • Edição atual
  • Contrapontos

    Setembro - Dezembro de 2002

    ISSN: 1519-8227 (versão impressa)

    ISSN: 1984-7114 (versão eletrônica)

    Selecione a seção para navegar pelos textos que deseja:

    Artigos
    Reflexões Acadêmicas
    Seção do Professor

    Artigos

    Enfoques da formação docente e imagens associadas de professor de Matemática

    Dario Fiorentini, Gilvan Luiz Machado Costa
    p. 309-324

    PDF


    Análise da prática pedagógica em Geometria: o ponto de vista do aluno do ensino fundamental

    Saddo Ag Almouloud, Ana Lúcia Manrique, Filomena Aparecida Teixeira Gouvêa
    p. 325-341

    PDF


    O papel dos registros de representação na aprendizagem de Matemática

    Méricles Thadeu Moretti
    p. 343-362

    PDF


    Obstáculos epistemológicos, obstáculos didáticos e o conhecimento matemático nos cursos de formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental

    Maristela Gonçalves Gomes
    p. 363-376

    PDF


    Abordagem histórica no ensino de Matemática: o caso da representação em perspectiva

    Claudia Regina Flores
    p. 377-388

    PDF


    Desenvolvimento histórico do sistema de numeração decimal e do processo de aprendizagem a partir das recentes concepções matemático-didáticas: erro e obsetáculo epistemológico

    Célia Finck Brandt
    p. 389-409

    PDF


    Da medida imprecisa ao universo tecnológico: uma reflexão sobre a contribuição do conhecimento matemático para o avanço da ciência, da tecnologia e da sociedade

    Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
    p. 411-421

    PDF


    Cidadania e Matemática: um olhar sobre os livros didáticos para as séries iniciais do ensino fundamental

    Joseane Pinto de Arruda, Méricles Thadeu
    p. 423-438

    PDF


    Os registros de representação como ferramenta do pensamento na resolução de problemas matemáticos que envolvem o conceito de função linear

    Roberta Nara Sodré de Souza, Maria Helena Cordeiro
    p. 439-448

    PDF


    Reflexões Acadêmicas

    A gênese da composição aditiva e das relações aritméticas de parte e todos

    Célia Finck Brandt, Idemar Vizzolli
    p. 451-458

    PDF


    Aprender e ensinar conceitos: um estudo com professores das séries iniciais do ensino fundamental

    Luciane Maria Schlindwein, Maria helena Cordeiro
    p. 459-467

    PDF


    Seção do Professor

    Diálogos em sala de aula

    Maria Tereza Carneiro Soares
    p. 471-474

    PDF


    ALUNOS NO COMÉRCIO E A TAXA DE JUROS: A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE PROGRESSÕES ARITMÉTICAS E GEOMÉTRICAS

    Roberta Nara Sodré de Souza
    p. 475-479

    PDF


Idioma

  • English
  • Español (España)
  • Português (Brasil)

Informações

  • Para Leitores
  • Para Autores
  • Para Bibliotecários

Topo
  • Home
  • Cadastro
  • Acesso
  • Perguntas Frequentes

Portal de Periódicos da Univali

O Portal de Periódicos da Universidade do Vale do Itajaí – Univali teve sua origem em 2008, fruto da visão pioneira de um grupo de editores apoiados pela Editora da Univali. Até 2022, o Portal abrigou 26 periódicos, incluindo revistas e Anais de Congressos.   A partir de 2023, a Biblioteca Comunitária do Campus Itajaí passou a coordenar o Portal, com o suporte da Gerência de Pesquisa da Vice-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, em colaboração com um Conselho Editorial.   Seu objetivo principal é divulgar a produção científica de docentes e discentes, especialmente dos Programas de Pós-graduação. Além disso, promove acesso facilitado, visibilidade e apoio aos editores dos periódicos, com 20 deles atualmente hospedados, usando a plataforma Open Journal Systems (OJS) para gerenciamento eficiente.   O Portal de Periódicos da Univali é um espaço valioso para disseminação do conhecimento, enriquecendo o ambiente acadêmico da instituição e a comunidade.

Copyright - univali.br - 2021 - Todos os direitos reservados | Política de Cookies | Política de Privacidade

Tema OJS exclusivo desenvolvido com ♥ pela GeniusDesign.