Nosso ponto de partida situa-se em paradigmas pós-positivistas, pois a antiga racionalidade do cartesianismo com seu binarismo e fragmentação das diferentes dimensões da realidade já não dá conta dos problemas complexos do viver. O nosso foco neste dossiê é a Educação Inclusiva, a partir de posturas epistêmicas e ontogênicas que tem como referência distintos pressupostos teóricos. Interessa-nos relatos de experiências, pesquisas e reflexões que apontem para os desafios e novas possibilidades neste campo e objeto de investigação. O que nos impulsiona é achar um caminho para as questões da Educação Inclusiva, tendo em vista a preocupação com abordagens hegemônicas atuais que ainda se inserem, em grande parte, nos esquemas racionalistas, estruturalistas e dualistas. Nossa preocupação de fundo com esse dossiê é mostrar diferentes bases epistemo-ontológicas, como também, dialogar com colegas pesquisadores sobre essa temática tão complexa e delicada. A temática, portanto, inclui, não somente os processos de ensino, mas principalmente os de aprendizagem dos sujeitos atípicos, reflexões sobre legislação e práticas educacionais formais e informais, tomando a partilha de saberes e sensibilidades como ponto crucial para a discussão mais ampla sobre a Educação brasileira, seus percursos e suas contribuições científicas ao mundo da ciência. Submissões até 31/03/2025. Previsão de publicação: segundo semestre de 2025. Atentar ao template da Revista Contrapontos! Na submissão indicar no campo "Comentários ao editor" que a submissão é para este dossiê temático