e-ISSN: 1984-7114 | ISSN: 1519-8227
Portal de Periódicos
Home
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Pesquisa
Cadastro
Acesso
Portal de Periódicos
Home
Cadastro
Acesso
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Pesquisa
Revista Contrapontos
Cadastro
Acesso
Portal de Periódicos
Home
Cadastro
Acesso
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Pesquisa
Revista
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Perfil do Impacto
Parecereistas Ad Hoc
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Edição atual
v. 25 n. 1 (2025)
Selecione a seção para navegar pelos textos que deseja:
Artigos
Dossiê Políticas da vida na era digital
Dossiê Educação Inclusiva
Artigos
Internacionalização da Educação Superior no Brasil e Angola: uma revisão de literatura
Aleixo Castigo Muamununga, Vera Lucia Felicetti
p. 1-16
PDF
Potencialidades dos jogos eletrônicos para o Ensino de Sociologia
Everton Garcia da Costa
p. 17-30
PDF
Por uma práxis ludo-pedagógica para a Educação Infantil
Tallita Gonçalves dos Santos Belo, Maria de Fátima Gomes da Silva
p. 31-51
PDF
Imortalidade do corpo, clonagem digital e tecnologia: esperança ou armadilha?
Fabio Zoboli, Wagner Xavier de Camargo
p. 199-212
PDF
A formação das novas gerações no MST
Franceila Auer, Vania Carvalho de Araújo
p. 227-244
PDF
Os anúncios de livros destinados à Educação no Jornal O Cearense (1846-1856)
Fabiana Sena, Jisaline Fagundes
p. 245-261
PDF
Ateliê formativo: educação, saúde e sentido de vida na formação docente
Sandrelena da Silva Monteiro, Kássia Becker de Oliveria
p. 262-276
PDF
As tramas fundacionais das escolas normais provinciais no Sul de Santa Fé (Argentina, primeiras décadas do século XX)
Micaela Pellegrini Malpiedi
p. 405-420
PDF
Dossiê Políticas da vida na era digital
Políticas da vida na era digital
George Saliba Manske, Santiago Pich, Fabio Zoboli
p. 277-283
PDF
O humano em tempos de inteligência artificial e digitalização da vida
Sandro Luiz Bazzanella
p. 284-295
PDF
O Onlife, a hermenêutica algoritmica de si e os usuários ostensivos da Prep no gay twitter do Brasil
Atilio Butturi Junior
p. 296-314
PDF
Da praça pública ao feudo algorítmico: a privatização da vida digital
Marco Antonio Pinheiro
p. 315-325
PDF
Humanismo e inteligência artificial
Juremir Machado da Silva
p. 326-333
PDF
Da regulação de plataformas à soberania digital: um novo ciclo tecnopolítico?
Letícia Maria Costa da Cesarino, Bianca Fernandes Arruda
p. 372-383
PDF
O que significa morrer em 2025? : adolescentes e suicídios devido a jogos de apostas online na era digital
Ana Bloj
p. 384-390
PDF
Dossiê Educação Inclusiva
Cartografando afetos comunicados em uma abordagem complexa da Educação inclusiva
Rafael Sbeghen Hoff, Raiana Rosa Alfaia da Costa
p. 52-64
PDF
Aprender com sentido: Logoterapia e práticas ontoepistêmicas inclusivas para pessoas com fibromialgia
Marlene Silva de Moura, Rosângela Araújo Darwich
p. 65-79
PDF
A licenciatura em Geografia da UFPA e os desafios para a inclusão
Anderson Aviz, Benedita Alcidema Coelho dos Santos Magalhães
p. 80-94
PDF
Relação família-escola: reflexões acerca das significações de professores que atuam em um colégio bilíngue de surdos no ensino médio
Emanuelle Tótoli de Oliveira Cezário, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Sharmilla Tassiana de Souza
p. 95-108
PDF
Educação Inclusiva: perfil e formação inicial de estagiários que auxiliam estudantes da Educação Especial
Fernanda Cilene Moreira de Meira, Daniele dos Santos Pereira, Mônica Maria Farid Rahme
p. 109-121
PDF
Projeto de Vida, trajetória profissional e surdez: pesquisa-documentário mediada por tecnologias digitais, educativas e inclusivas
Gisele Pereira da Silva, Ronaldo Gomes Souza, Gisele Cristina Resende
p. 122-138
PDF
"O tempo": construção e aplicação de uma ferramenta educacional digital para estudantes com necessidades educacionais específicas
Cleiton Batista de Oliveira, Mara Monteiro da Cruz
p. 139-160
PDF
Formação docente e inclusão: guia didático para Professores na Educação de pessoas com deficiência
Marta Rejane Proença Filietaz, Zinara Marcet de Andrade, Jamile Cristina Ajub Bridi
p. 161-172
PDF
Ensino colaborativo como apoio à inclusão escolar dos estudantes público-alvo da Educação Especial no Instituto Federal Baiano
Tatiane da Silva Lima, Osni Oliveira Noberto da Silva
p. 173-184
PDF
A percepção de famílias sobre as instituições especializadas
Gabriella Agnes Silva, Deolinda Armani Turci
p. 185-198
PDF
Coadunando o desenho universal para a aprendizagem e o sociointeracionismo: caminhos para práticas pedagógicas inclusivas
Taís Monteiro de Paiva, Rodiney Marcelo Braga dos Santos
p. 213-226
PDF
Dificuldades de permanência de pessoas com deficiência no Ensino Superior
Milleny Santos Silva, Nathalia de Fátima Joaquim, Mariana Barbosa de Souza
p. 334-346
PDF
Avaliação da funcionalidade de alunos com trissomia 21 dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Mariângela Castilho Uchoa de Oliveira, Silvana Maria Blascovi-Assis, Maria Eloisa Famá D'Antino
p. 347-361
PDF
A importância do brincar em contato com a natureza para a criança com deficiência física: uma revisão integrativa
Samila Weber, Jacinta Sidegum Renner
p. 362-371
PDF
Uma análise da formação discursiva sobre inclusão nas histórias da Turma da Mônica
Clóris Maria Freire Dorow, Janaina Quintana de Oliveira
p. 391-404
PDF